Exposição foi aberta nesta terça-feira (2) e segue até o dia 30 de abril no Fórum de São Luís (Fotos: Josy Lord)
Valquíria Santana, Núcleo de Comunicação Fórum Desembargador Sarney Costa - A Corregedoria Geral de Justiça e a Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa abriram nesta terça-feira (02) a exposição “Declare seu Amor”, com fotografias de crianças e adolescentes atendidos pelos projetos “Casa” e “Equoterapia”, beneficiados com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A iniciativa integra a campanha “Declare seu Amor”, que busca sensibilizar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda aos Fundos que financiam projetos sociais. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de abril para visitação pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Durante a abertura da exposição, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, lembrou que é importante a participação de toda a sociedade na busca por mais atenção às crianças e adolescentes, muitas sem condições de acesso a uma boa educação, alimentação e qualidade de vida necessários a um futuro digno. “Também é nossa obrigação enquanto cidadãos a preocupação com os outros, contribuindo com o bem estar de toda a sociedade”, observou.
Para a diretora do Fórum de São Luís, juíza Diva Maria de Barros Mendes, a exposição é especial porque envolve crianças e adolescentes e desperta nas pessoas a responsabilidade social, “que não é só do governo, mas de toda a sociedade”, afirmou. A juíza falou sobre a importância dessa inciativa e convocou todos a aderirem à Campanha “Declare seu Amor”, destinando parte do imposto - que seria pago de qualquer maneira e destinado aos cofres públicos da União - aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A adesão é feita pelo próprio contribuinte na Declaração do IR, indicando, no momento do preenchimento do formulário, o percentual (3%) que deseja destinar.
A exposição traz 23 fotos produzidas pela fotógrafa e servidora da CGJ, Josy Lord, com imagens de crianças e adolescentes atendidos nos projetos Casa e Equoterapia. “Foi emocionante acompanhar o dia a dia nesses projetos e ver o quantos as crianças ficaram felizes e radiantes em fotografar”, contou.
Presentes na cerimônia de abertura profissionais que atuam nos projetos, pais de crianças e adolescentes beneficiados e também algumas crianças atendidas. Acompanharam a cerimônia juízes e servidores do Fórum; a procuradora de Justiça, Regina Leite; o defensor público geral do Estado, Alberto Bastos; o diretor institucional da OAB-MA, Alex Murad; o Coronel Pontes (Projeto Equoterapia), além de outros militares envolvidos nesse trabalho.
O Equoterapaia é desenvolvido pela Polícia Militar do Maranhão em parceria com outras instituições e as atividades ocorrem nas instalações do Comando Geral da PMMA, atendendo 200 crianças e adolescentes com necessidades especiais, como autismo, microcelafia e diferentes patologias, utilizando terapia com cavalos. Conta com o trabalho de profissionais da própria polícia (psicólogos, nutricionistas, fisioteraupeta e terapeuta ocupacional). Segundo o coordenador, Coronel William, há cerca de 300 famílias na lista de espera, aguardando vaga para inscreverem seus filhos. “Precisamos de recursos e parcerias para ampliarmos esse atendimento”, acrescentou.
Já o Projeto Casa atende por semana mais de 300 meninos e meninas, de 04 a 16 anos, nas atividades realizadas nos bairros Jaracaty, São Francisco, Ilhinha, Cidade Operária, Vila Palmeira e na comunidade da Pinboba. Também está presente no município de Alcântara e este mês inicia suas atividades na cidade de Cururupu e, em maio, na Raposa. Oferece reforço escolar, aulas de violão, balet, entre outras ações. O idealizador da Fundação Projeto Casa, o holandês Michel Koning, que vive há oito anos no Maranhão, disse que a instituição depende exclusivamente de doações para manter os projetos.