Vereador Serafim Reis cobra a reabertura da UBS de Boa Vista da Taba e construção de uma quadra de esportes em Bom Princípio




Assecom câmara - Duas propostas apresentadas pelo vereador Serafim Reis (MDB), na câmara municipal de Bacabal, pedem ao prefeito Edvan Brandão (PSC), que seja reaberta a Unidade Básica de Saúde do povoado Boa VIsta da Taba, e, a construção de uma quadra poliesportiva no povoado Bom Princípio, respectivamente. Os dois projetos foram aprovados pelo plenário de forma unânime.

UBS

Sobre a UBS do povoado Boa Vista da Taba o vereador proponente disse que a mesma foi construída ainda na administração do prefeito José Alberto Oliveira Veloso, contudo, nunca foi colocada em funcionamento, prejudicando sobremaneira as mais de 200 famílias que ali residem, que são obrigadas a procurar a Unidade do povoado Aldeia do Odino.

Acresceu que Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado em 1994 no Brasil como estratégia para organizar os serviços de saúde a partir da atenção básica, procurando por em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de uma concepção de trabalho que se notabiliza pela proposta do estabelecimento de inter-relações entre os vários setores responsáveis pela assistência à saúde, o PSF propõe uma ação mais ampliada nesses setores que se inicia na Unidade Básica e vai até os níveis de maior complexidade na rede de serviços.

Acresceu ainda que destaca-se, entre os avanços, uma maior facilidade da população mais excluída da sociedade no acesso aos serviços públicos de saúde existentes no município, através das Unidades de Saúde da Família. O fato dessas Unidades se localizarem em pontos estratégicos favorece o estabelecimento de vínculos com os profissionais do PSF, além da possibilidade de realização de visitas domiciliares, quando necessárias.

QUADRA

Sobre a quadra esportiva disse que praticar esportes é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Contudo, muitos brasileiros não têm acesso a esse tipo de atividade. E os problemas não param por aí. Para completar este triste quadro, a maioria das cidades brasileiras tem poucas instalações acessíveis e em bom estado para que se pratique esportes. Há ainda a falta de material esportivo e de profissionais capacitados para orientação.
Disse ainda que na Comunidade de Bom Princípio existe a carência de alternativas de esporte e lazer para as suas famílias. O esporte e o lazer é um direito individual e coletivo constitucionalmente assegurado, cabendo ao Poder Público propiciar as condições materiais suficientes para a efetivação dessa garantia, incumbindo-lhe, ainda, a obrigação de privilegiar as camadas sociais mais carentes.
Disse, também, que as crianças e os jovens, quando não estão na escola, ficam na rua, ociosos, estando muito próximos da violência, das drogas, de acidentes e da marginalização. Esse modo de vida põe em risco a saúde, a integridade física, social e psicológica dos mesmos. A comunidade não dispõe de espaço e oportunidades de esporte, lazer ou estudo extra-escolar.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem