Mutirão de Combate ao Glaucoma chega a Bacabal, Bom Lugar, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho d'Água das Cunhas, São Luís Gonzaga, Brejo de Areia, Altamira do Maranhão, Vitorino Freire e Paulo Ramos



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia mais uma etapa de atendimento do Mutirão de Combate ao Glaucoma em nove municípios da região do Mearim. Ao se apresentar para consulta, o paciente precisa levar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. A ação na região começa na tarde do dia 28, uma quinta-feira, nos municípios de Bom Lugar e São Luís Gonzaga. 
A ação continua, nesta sexta-feira (29), nos municípios de Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho d'Água das Cunhãs, Brejo de Areia e Altamira e se encerra dia 30 nas cidades de Bacabal, Vitorino Freire e Paulo Ramos. Em Bacabal a ação acontecerá no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias, com o apoio da prefeitura municipal, via secretaria de saúde.

Como é
Pessoas portadoras de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem procurar avaliação médica durante o mutirão. De caráter preventivo e assistencial, a busca ativa também detecta e trata outras patologias da visão, como catarata.
Mesmo sendo uma doença crônica e sem cura, o glaucoma é tratado com o uso de colírios, que controlam a pressão intraocular e impedem o avanço da doença. O médico oftalmologista Ricardo Pimenta alerta que na maioria das vezes a doença chega sem apresentar sintomas, o que pode ocasionar um tratamento tardio para aqueles que não fazem os exames rotineiramente. “Como o glaucoma é uma doença responsável por 10% dos casos de cegueira, principalmente por ser assintomático, o mutirão é importante para o diagnóstico inicial da doença para que as pessoas não percam a visão. Aqui tratamos, medicamos e acompanhamos caso a caso”, afirmou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem