Hildo Rocha e Roberto Costa brigam pelo comando do MDB
Jorge Vieira, Blog do Jorge Vieira - A crise parece não ter fim no MDB desde o final das eleições de 2018 quando foi praticamente varrido do mapa político do Estado ao ser derrotado na eleição para o Governo do Estado logo no primeiro turno, perder os dois senadores, eleger apenas dois deputados federais (João Marcelo e Hildo Rocha) e dois estaduais ( Arnaldo Melo e Roberto Costa).
O partido, que já passava por desgaste interno desde a sucessão municipal de 2016 por conta de divergências e brigas entre Roberto Costa e Fábio Câmara, saiu ainda mais avariado da sucessão estadual quando a candidata Roseana Sarney, a mais legítima representante da oligarquia que mandou e desmandou no Maranhão ao longo de quase cinco décadas, sofreu uma das piores derrotas de sua trajetória política.
O fiasco em 2018 provocou debandada de militantes ao mesmo tempo em que se formou uma onda renovadora. Roseana Sarney, que havia se apresentado para comandar a sigla no Estado, por representar a política velha derrotada nas urnas, teve o nome sumariamente rejeitado até por velhos aliados da oligarquia, a exemplo do ex-senador João Alberto, que pretende passar o comanda da legenda para o deputado Roberto Costa.
E por conta deste clima azedo, de pura divergência entre as duas correntes que lutam pelo comando do partido, o atual presidente João Alberto já admite a possibilidade de antecipar a convenção do MDB para este mês de março para decidir definitivamente com quem ficará o comado estadual. O deputado federal Hildo Rocha conta com o apoio da família Sarney, enquanto Roberto Costa é apadrinhado por Alberto.
Costa, que comanda a ala jovem do MDB não nega e sempre que é questionado sobre o assunto confirma que é candidato a presidente estadual. Irredutível também está Hildo Rocha, que representa os interesses da família Sarney e tem o apoio declarado da ex-governadora Roseana. Diante do eminente embate entre as duas correntes, tudo indica que a legenda continuará ainda mais fragmentada.

