Lourival Souza: Educação em faixa de pedestre: SOS Vida e parceiros realizaram a 102ª Ação


A SOS VIDA pela paz no trânsito e seu parceiros realizaram a 102ª ação educativa em faixa de pedestre dia 13.03.19, pela manhã, na faixa da Av. dos Franceses, no bairro Alemanha, em frente ao Centro de Ensino Margarida Pires Leal, em São Luis. A ação foi exitosa, pois houve a orientação de dezenas de pedestres, assim como a distribuição de centenas de panfletos educativos e a exibição de faixas com o lema da campanha: A VIDA PASSA PELA FAIXA DE PEDESTRE.
Parceiros presentes: BPRV-Batalhão da Polícia Rodoviária da PMMA; SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luis; FEMC-Federação Maranhense de Moto Clubes; e estudantes de enfermagem da Universidade CEUMA.


POLARIDADE MARCA REUNIÃO NO DENATRAN SOBRE FORMAÇÃO DE CONDUTORES
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou ontem dia 13.03.19, uma reunião consultiva aberta à sociedade para ouvir considerações e ponderações sobre a formação de condutores.
Nos debates foram abordadas questões como a exigência de simulador para os novos condutores, aulas noturnas e modalidades educativas possíveis para a formação teórica, a periodicidade dos exames para renovação da CNH, exames toxicológicos para profissionais que exerçam atividade remunerada ao volante, além das exigências para o estabelecimento de novos Centros de Formação de Condutores.
De acordo com Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito, que participou da reunião, a polarização em torno do simulador merece destaque.
“Assistimos defesas veementes tanto de quem é contra quanto de quem é a favor. Também houve ataques veementes a possibilidade do EAD na primeira habilitação”, afirmou Mariano.
Ainda segundo o especialista, era notória a seriedade com que todos estavam tratando os assuntos. “Eu fico pessoalmente muito satisfeito de ver o grau de comprometimento das pessoas que aqui estão. As novas tecnologias estão trazendo impactos enormes. Não adianta nós afinarmos bem por aqui enquanto o mercado lá fora está mudando. Com o Uber, veículo autônomo, carros compartilhados, as pessoas tendem a não mais querer investir no seu próprio veículo. É claro que isso vai impactar na formação de condutores como um todo, mas ela nunca deixará de existir”, acredita o especialista.
Jerry Adriane Dias Rodrigues, diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), reiterou que o órgão está sendo transparente e receptivo.
“Estamos interessados em ouvir todos os lados, respeitamos todas as opiniões e tudo que foi discutido será levado em conta, mas chegará um momento em que decisões serão tomadas”, concluiu o diretor. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 44. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.
Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

MORRER NO TRÂNSITO NÃO É FATALIDADE
“ É obvia e indiscutível a importância de investir no crescimento da consciência e da educação dos cidadãos, pois morrer ou ficar paraplégico por causa de descuidos como motorista ou pedestre não é fatalidade. A sociedade brasileira precisa enfrentar essa catástrofe que ceifa particularmente os jovens.” Fonte: extraído do livro VIDAS PRESERVADAS – experiências intersetoriais de prevenção dos acidentes de trânsito – HUCITEC EDITORA

MORTES EVITÁVEIS NO TRÂNSITO NOS ESTADOS UNIDOS
De acordo com o movimento MADD-Mothers Against Drunk Driving(Mães que lutam contra dirigir embriagado), nos Estados Unidos morrem no trânsito vitimados por motoristas bêbados todo ano 10.876 pessoas, o que equivale a 30 mortes todos os dias e uma morte a cada 48 minutos. De acordo com o MADD todas estas mortes seriam plenamente evitáveis. Fonte: www.madd.org

LUTEMOS TODOS POR UM TRÂNSITO SEGURO. FAÇA SUA PARTE SEJA OBEDIENTES ÀS LEIS DO TRÂNSITO.

Lourival Souza

Facebook e Instagram:
Campanha SOS VIDA

E-mail:

Fone:
(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem