Lourival Souza: SOS Vida e parceiros realizaram a centésima ação educativa em faixa de pedestre

A SOS VIDA pela paz no trânsito realizou com a colaboração de vários parceiros a 100ª(centésima) ação educativa em faixa de pedestre, dia 06.02.19, pela manhã, numa faixa de pedestre na Av. Vitorino Freira, em frente as escadaria do CEPRAMA, em São Luis.
Como de costume foram distribuídos panfletos educativos, dadas orientações verbais aos pedestres e exibidas faixas com o lema da campanha: A VIDA PASSA PELA FAIXA DE PEDESTRE.
A imprensa deu uma boa cobertura ao evento.
Parceiros que colaboraram com a ação: estudantes do curso de enfermagem da Universidade CEUMA; integrantes do CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, estadual; FEMC-Federação dos Moto Clubes do Maranhão; PMs do BPRV-Batalhão de Polícia Rodoviária do Maranhão.

AÇÕES DE SEGURANÇA REDUZEM DUAS MIL MORTES NO TRÂNSITO DAS CAPITAIS
Publicado pelo Ministério da Saúde em 18 de Setembro de 2018,
Levantamento inédito do Ministério da Saúde indica que, em seis anos, houve queda de 27,4% dos óbitos no trânsito das capitais brasileiras
As mortes por acidentes de trânsito no país estão em queda. Um levantamento inédito do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (18), que marca o início da Semana Nacional do Trânsito, aponta que, em seis anos, houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010 foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período.
Cinco capitais se destacaram, em termos percentuais, com as maiores reduções: Aracaju (SE), com 57,1%; Natal (RN), com 45,9%; Porto Velho (RO), com 43,5%; Salvador (BA), com 42,4% e Vitória (ES) com 42,1%. Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Entre os tipos de vítimas, as mortes em pedestres tiveram a maior redução (44,7%), quando comparado os mesmos anos. Os ocupantes de automóveis e os motociclistas apresentaram queda de 18% e 8%, respectivamente.
A redução dos óbitos pode estar relacionada às ações de fiscalização após a Lei Seca, que neste ano completou 10 anos de vigência. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece, com regras mais severas para quem misturar bebida com direção.

ACIDENTES E INTERNAÇÕES
Em 2017, os acidentes de trânsito causaram 35.036 internações ao custo de R$ 48 milhões nas capitais e no DF. O número é menor do que o de 2016, onde os acidentes registraram 37.890 internações ao custo de R$ 54 milhões.
Segunda causa de morte entre as causas externas, os acidentes de trânsito têm maior ocorrência entre os homens jovens, com idades entre 20 a 39 anos. As principais vítimas fatais são os motociclistas, seguidos pelos ocupantes de automóveis e pedestres. Fonte: http://www.vias-seguras.com

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO-CTB(Lei nº 9.503/97)
CAPÍTULO V
DO CIDADÃO
Art. 72. Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.
Art. 73. Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o dever de analisar as solicitações e responder, por escrito, dentro de prazos mínimos, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.
Parágrafo único. As campanhas de trânsito devem esclarecer quais as atribuições dos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito e como proceder a tais solicitações.

Lourival%2B1LUTEMOS TODOS POR UM TRÂNSITO SEGURO. FAÇA SUA PARTE SEJA OBEDIENTES ÀS LEIS DO TRÂNSITO.

Lourival Souza

Facebook e Instagram:
Campanha SOS VIDA

E-mail:

Fone:
(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem