Programa Saúde na Escola desenvolve ação na Escola Tia Rivalda



Os integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE) realizaram, na Escola Tia Rivalda, ação com aplicação do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) nas crianças da unidade escolar. A ação se deu em parceria com o Programa de Saúde Bucal do município e realizou em torno de 45 restaurações atraumáticas, com aplicação de flúor, juntamente com a escovação de dentes supervisionada.

Esse tipo de atendimento nunca tinha realizado no município, foi a primeira vez que o modelo de ação aconteceu. O intuito foi a prevenção da saúde bucal das crianças, assim como, incentivar os pais e as próprias crianças a buscarem por um tratamento odontológico no Consultório, diminuindo o medo.






Participaram da ação as dentistas Dra. Luenna, Dra. Daysi e Dra. Danilla. A Dra Tereza Carvalho participou como voluntária. A equipe teve como auxiliares os técnicos Leandro, Luíza e Thais. A coordenadora da equipe de Saúde Bucal é Aline Mayara Silva Lima. Da ação participou toda a equipe do PSE.

Tratamento Restaurador Atraumático

O Tratamento Restaurador Atraumático é indicado pelo Ministério da Saúde como uma técnica coletiva, apesar do atendimento individualizado, devido ao combate a cárie, que é uma doença de alta prevalência no país.

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias, sendo caracterizada pela remoção parcial da dentina atingida pela cárie e selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade.



Desde que associado a programas preventivos e de promoção da saúde, o TRA pode ser considerado uma importante estratégia de controle da doença cárie, capaz de contribuir para a melhoria do acesso aos serviços odontológicos e favorecer a abordagem do paciente dentro do seu contexto social.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.






O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, e comunidade escolar. A Escola é a área institucional privilegiada, espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

No âmbito da escola as atividades de planejamento e gestão do coletivo, formulação dos inventários detalhados e da condução de processos participativos integrados aos estudos e ao Projeto Político Pedagógico representam uma oportunidade impar para os exercícios de cidadania.

Por meio do diálogo entre comunidade escolar e equipe da Estratégia Saúde da Família, a Agenda de Educação e Saúde envolve interlocuções entre diferentes setores da sociedade e dos programas/políticas já em desenvolvimento na escola e com parceiros locais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem