O vereador Coronel Egídio(MDB) teve requerimento aprovado na última sessão da câmara municipal, solicitando ao senhor prefeito Edvan Brandão a reimplantação do Tiro de Guerra(TG10-017) em Bacabal.
Para o vereador medebista o Tiro de Guerra (TG) é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar soldados e cabos de segunda categoria(reservistas) para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.
Ele explica que a organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores(normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações (a logística, alimentação, material de limpeza, material de expediente e uma residência para o comandante e família do tiro de guerra.
Acrescenta que existem hoje mais de 200 TGs distribuídos por quase todo o território brasileiro. Assim sendo foram criadas várias linhas de tiro, estrategicamente localizadas em cidades maiores de cada região, que dão maior proteção aos cidadãos. Os Tiros de Guerra (TG), são Órgãos de Formação da Reserva (OFR), que possibilitam a prestação do Serviço Militar Inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de molde a atender à instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão.
Revela que atualmente no Maranhão existem em operacionalidade três Tiros de Guerra: TG 10-002 Caxias - MA, TG10-003 Codó, MATG10-008 Pedreiras - MA. No passado, o município de Bacabal já contou com o TG 10-017, mas encontra-se desativado há mais de uma década. É importante salientar que qualquer unidade militar que venha a somar com a segurança pública e ajuda humanitária em nosso município sempre será bem-vinda. Vale lembrar que já há um certo tempo que perdemos o posto da polícia rodoviária federal que estava instalada em nossa cidade, acarretando em um déficit na segurança de nossas estradas.
Ressalta que o exército brasileiro, através dos TGs, tem um papel fundamental na formação do ser humano em todos os aspectos: caráter, moral, ética, bons costumes, formando homens que possam vir a contribuir futuramente com a nossa cidade. Além de que servirá como currículo para a garantia de emprego futuro, pois quem já serviu o exército brasileiro sempre será visto de forma positiva na sociedade e no mercado de trabalho.
E informa que o tiro de guerra irá colaborar significativamente na segurança pública do nosso município, em trabalho conjunto com a polícia militar e civil, corpo de bombeiros, guarda municipal, defesa civil, etc. Além da segurança pública, nos trabalhos sociais, comunitários, nas calamidades públicas, (ações cívicas sociais, preservação e manutenção da ordem pública, enchentes) o tiro de guerra terá um importante papel na melhoria e resolução desses problemas.
