Prazo da janela partidária começa na próxima semana


No Maranhão, três deputados federais, cinco estaduais e mais dois vereadores de São Luís estão previstos para trocar de legenda até o início de abril

CARLA LIMA/SUBEDITORA DE POLÍTICA O Estado Ma

Na próxima semana, começa o prazo para que os políticos com mandato mudem de partido sem ter preocupação com as regras da fidelidade partidária. No Maranhão, pelo menos cinco deputado estaduais, três federais e mais dois vereadores de São Luís troquem de partido visando as eleições de outubro deste ano.

A possibilidade de troca de partido sem problema com a lei da fidelidade de partidos, a chamada “janela partidária”, foi instituída em 2016 por meio de uma emenda constitucional que, na prática, estabelece um período de 30 dias no qual parlamentares podem mudar de partido sem que percam os seus mandatos.

Esse período, em 2018, terá início na próxima quarta-feira, 7, e se estenderá até o dia 7 de abril.

No Maranhão, a previsão é de que três deputados federais busquem novas legendas para se filiarem. O deputado Zé Reinaldo Tavares – que já deixou o PSB desde o ano passado – se filiará ao DEM. Ato de filiação está previsto para o próximo dia 10 de março.

Também devem trocar de partidos o deputado Sarney Filho, que atualmente está no PV, mas deverá ir para o PSD para disputar a eleição para o Senado. Outro que deve deixar sua sigla atual é Waldir Maranhão, que agora é filiado ao Avante, mas tenta a todo custo ir para o PT, já que tinha a promessa do governador Flávio Dino (PCdoB) de ser o candidato a senador de seu grupo.

Na Assembleia Legislativa, pelo menos cinco deputados devem trocar de partidos. Andreia Murad (MDB) e Sousa Neto (Pros) deverão se filiar ao PRP, partido que tem agora o pai e sogro dos parlamentares, Ricardo Murad, pré-candidato a governador.

Neto Evangelista – que está licenciado, mas deverá retorna até abril a Assembleia Legislativa para disputar a reeleição – deve deixar o PSDB. O destino partidário do tucano ainda não foi anunciado por ele.

Devem deixar o ninho tucano ainda o deputado Sérgio Frota e o suplente de deputado, Marcos Caldas. Tanto esses dois quanto Evangelista decidiram sair da legenda depois que Carlos Brandão foi destituído da presidência da sigla e assumiu o comando do PSDB no Maranhão o senador Roberto Rocha.

Outro deputado que poderá mudar de partido é Eduardo Braide, que ainda é do PMN, mas para disputar a eleição para governador poderá buscar uma nova sigla.

São Luís – Na Câmara Municipal de São Luís há a previsão de dois vereadores trocarem de partido para disputar as eleições de 2018: Marcial Lima (PEN) e Marquinhos Silva (DEM) devem ir para o PSL. O primeiro tentará o mandato de deputado estadual e o segundo sonha com a candidatura de senador.

O PSL é o destino escolhido porque o partido tem agora o deputado federal e pré-candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro, que aparece bem colocado nas últimas pesquisas de intenção de voto.

Mais

Da bancada federal do Maranhão eleitoral em 2014, quatro deputados já trocaram de partido nos dois primeiros anos de mandato. Waldir Maranhão deixou o PP e foi par ao Avante, Juscelino Filho saiu do PRP e se filiou ao DEM, partido que veio presidir logo depois, Aluísio Mendes saiu do PSDC e se filiou no Podemos. Também trocou de partido André Fufuca, que foi eleito pelo PEN, mas depois foi para o PP, sigla que ele preside no Maranhão, e Victor Mendes, que era do PV e optou trocar pelo PSD.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem