Segurança: TJMA garante proteção extra a equipes que atuam no combate à violência contra a mulher

Coletes balísticos foram destinados aos magistrados, servidores, oficiais e equipes da Cemulher que atuam em diligências como cumprimento das medidas protetivas.
Magistrados exibem os coletes balísticos que foram entregues à Cemulher. (Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA)
Magistrados exibem os coletes balísticos que foram entregues à Cemulher. (Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA)

Em apoio ao trabalho da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Família (Cemulher) e unidades judiciais especializadas, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, fizeram a entrega simbólica de coletes balísticos a serem utilizados por magistrados, oficiais e servidores, quando necessário, nas ações de combate à violência contra a mulher no Maranhão.

A entrega, que contou com a presença da desembargadora Angela Salazar – presidente da Cemulher – e do desembargador Raimundo Barros – presidente da Comissão de Segurança Institucional –, ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), no Gabinete da Presidência do TJMA.

“Quero agradecer pelo olhar do Tribunal no sentido de assegurar a integridade física de nossos servidores, principalmente, dos oficiais de Justiça vinculados à 2ª Vara da Mulher de São Luís, que atuam no afastamento do agressor do lar e precisam de proteção. A entrega desses coletes é bem oportuna, quando vemos a demanda por medidas protetivas aumentar consideravelmente. Essa iniciativa é uma ferramenta de garantia da integridade física e psicológica dos servidores”, pontuou a desembargadora Angela Salazar.

Os coletes balísticos foram adquiridos pela Comissão de Segurança Institucional do TJMA para serem entregues aos magistrados que trabalham na área da Vara de Execuções Penais e oficiais de Justiça que atuam nas diligências. Agora, a destinação se expande. “Estamos encampando as atividades da Coordenadoria da Mulher e unidades judiciais que também trabalham em diligências especiais, tratando de medidas protetivas. É importante oferecer mais segurança a quem realiza esse tipo de trabalho”, completou o desembargador Raimundo Barros.

VALORIZAÇÃO – O presidente da Corte Judiciária destacou que, em sua gestão, dará reforço ao trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos em relação ao combate à violência de gênero. “Estamos agora, além da entrega desses coletes, viabilizando um carro de polícia com quatro a cinco policiais para cumprimentos desses mandados e das decisões protetivas quer do 1º como do 2º Grau”, revelou José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

Para o corregedor Marcelo Carvalho, a Presidência do TJMA abraça a iniciativa em prol do combate à violência contra a mulher e alinha-se a uma das grandes metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, dando total apoio às ações desenvolvidas no Maranhão sob a coordenação da desembargadora Angela Salazar. “Com esses coletes, vamos ter uma equipe preparada que irá monitorar, trabalhar, vigiar aquele transgressor que comete a penalidade de agredir uma mulher. Que essa mulher tenha a liberdade de escolher seu parceiro ou ficar só”, disse o magistrado.

Participaram da reunião, ainda, o diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar, Coronel Alexandre Magno, e o diretor-geral do Tribunal, Mário Lobão.

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem