Roberto Costa alerta para enchentes no Médio Mearim

Agência Assembleia


O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, no Pequeno Expediente desta segunda-feira (26), para alertar sobre as enchentes que castigam quase todos os municípios da região do Médio Mearim, principalmente as cidades de Trizidela do Vale, Pedreiras e Bacabal.


“O excesso de chuvas no Maranhão é preocupante, porque pode desencadear enchentes. A informação que nós temos em relação a Pedreiras e Trizidela do Vale é que o nível do Rio Mearim, pela aferição feita, subiu muito e a água está invadindo as casas”, disse o parlamentar.


De acordo com o deputado, Bacabal enfrenta um grave problema também em relação ao rio, cujo nível tem subido muito, por conta das chuvas torrenciais. “O cenário remete à grande enchente de 2009, que atingiu todas aquelas cidades, Bacabal principalmente. Na semana passada, o vereador Venâncio do Peixe, que mora no bairro Trizidela, principal logradouro da área ribeirinha de Bacabal, nos fez um comunicado sobre essa situação, devido ao aumento excessivo do nível do Rio Mearim naquela cidade”, destacou.


O deputado ressaltou que o vereador já procurou a Defesa Civil do município. “Ele buscou apoio da Defesa Civil, mas, para nossa tristeza, não existe Defesa Civil municipal em Bacabal. Ela foi abandonada pela atual administração. Já entramos em contato com o secretário de Ação Social do Governo, deputado Neto Evangelista, pedindo que mande também uma equipe para que possa avaliar os estragos decorrentes da enchente”, disse.


Roberto Costa disse ainda já ter comunicado a situação para a Defesa Civil estadual, por meio da Casa Civil, para que encaminhe uma equipe de monitoramento para avaliar o Rio Mearim e evitar surpresas.


“É uma situação dramática que o Maranhão enfrenta, pelo excesso de chuva. A chuva é importante? É, mas ela traz situações de calamidade. Precisamos preparar a nossa cidade e o nosso estado para atenderem às demandas que existirão no momento de uma cheia. É essa a cobrança que fazemos, inclusive ao governador Flávio Dino, para que ele priorize o monitoramento da situação dos rios do Maranhão. Principalmente de Bacabal, que tem sofrido muito com enchentes”, finalizou Roberto Costa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem