Florêncio Neto toma posse como prefeito do município de Bacabal


Ato foi realizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Edvan Brandão, que afastou o prefeito Zé Vieira na última sexta-feira

RONALDO ROCHA DA EDITORIA DE POLÍTICA, O Estado Ma

Zé Vieira foi afastado pela Câmara Municipal de Bacabal (Foto: Arquivo)


O vice-prefeito de Bacabal, Florêncio Neto (PHS), foi empossado na manhã de ontem como chefe do Executivo Municipal.

O ato foi coordenado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Edvan Brandão, que na última sexta-feira havia afastado o prefeito Zé Vieira (PP).

Florêncio Neto deveria ter tomado posse no último sábado, quando foi aberta sessão extraordinária no Legislativo para o ato. O vice, contudo, não compareceu à Casa.

Ontem, após tomar posse, ele se manifestou oficialmente por meio das redes sociais e rechaçou qualquer tipo de atrito com o prefeito.

A manifestação ocorreu numa publicação em que ele aparece ao lado de Zé Vieira, durante uma visita. Ele classificou a sessão da Câmara Municipal que o tornou prefeito de “caótica”.

“Infelizmente a oposição continua insistindo em atrapalhar. A primeira visita que fiz após a caótica sessão que nos empossou prefeito foi ao meu amigo Zé Vieira. Não aprendi a ser traidor e o sentimento que mais preservo é a gratidão. Estamos juntos Zé”, disse.

Afastamento

O afastamento do prefeito Zé Vieira pela Câmara Municipal ocorreu na semana passada.

Na ocasião, O Estado conseguiu ter acesso ao ato de vacância do cargo, no qual o presidente da Casa explica que, depois de ter garantido seu retorno ao Executivo por decisão do desembargador Raimundo Melo, em dezembro do ano passado, o progressista sofreu nova derrota no Tribunal de Justiça.

Uma decisão do desembargador Lourival Serejo, atual vice-presidente da Corte Estadual reconheceu que o processo que trata da cassação de prefeito deve ser mesmo julgado pelo desembargador José de Ribamar Castro, que já decidiu uma vez pelo afastamento do prefeito.

Por esse motivo, seguem valendo as decisões de Castro. Foi a tese sustentada pelo presidente da Câmara Municipal para decidir pelo afastamento do chefe do Executivo.

Desde o início do mandato Zé Vieira tem enfrentado problemas com a Justiça para manter-se no cargo.

Chegou a ser afastado do cargo em pelo menos duas ocasiões, mas permaneceu no posto após ingressar com embargos de declaração e pedido de liminar. Agora novamente afastado do posto, Vieira tentará com seus advogados retornar ao mandato.

Saiba Mais
O advogado Gilson Alves Barros, que defende o prefeito Zé Vieira (PP), anunciou na semana passada que formalizará uma representação criminal contra o presidente da Câmara de Bacabal, vereador Edvan Brandão.


Para o advogado, a decisão de Serejo apenas reconhece a prevenção de Castro, mas “não suspende os efeitos da decisão em favor de Zé Vieira”. “O presidente da Câmara está querendo causar um imbróglio no município”, disse.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem