Roberto Costa é o primeiro no MA a usar inteligência artificial em redes sociais

Por Gilberto Léda


O deputado Roberto Costa é o primeiro parlamentar maranhense a usar inteligência artificial para se comunicar com os seus seguidores nas redes sociais.

Os chamados ChatBots ou, como são popularmente conhecidos, “Bots” (robôs), são a nova tendência do mercado de marketing digital para empresas, políticos e, principalmente, para a campanha eleitoral de 2018.


Os ChatBots são software de comunicação que utilizam a inteligência artificial para conversar com os usuários através de aplicativos de mensagens. O sistema ficou ainda mais popular após o Facebook anunciar o seu próprio assistente virtual no ano passado, atingindo uma marca de 100 mil bots em menos de um ano.


Na verdade, podemos dizer que o ChatBot é um robô que realiza um atendimento, passa informações, soluciona problemas, levando engajamento e compreensão de forma bem natural.


Com forte atuação política nas redes sociais, Roberto Costa está entre um dos mais influentes parlamentares maranhenses. O Bot do deputado está instalado em sua página do Facebook por meio da plataforma Messenger.


“Sempre buscamos conteúdos diferenciados para nos conectar com todos que acompanham nosso trabalho nas redes sociais. Acredito que é uma ferramenta de grande importância para informar as ações do nosso mandato. Mas, sobretudo, uma ferramenta com poder de influenciar e impactar a nossa sociedade como um instrumento de transformação social, política e econômica”, declarou Roberto Costa.


A relação dos ChatBots com políticos iniciou na campanha eleitoral dos Estados Unidos, quando Donald Trump e Hilary Clinton usaram de forma inovadora os Bots para interagir com os seus eleitores.


No Brasil, o prefeito de São Paulo, João Doria, está inovando a sua gestão usando cinco softwares de ‘big data’ (termo que descreve o imenso volume de dados) para aumentar seu alcance nas redes sociais.


No Maranhão, o deputado Roberto Costa sai na frente usando essa tecnologia para informar aos seus seguidores as suas ações parlamentares, projetos de lei, além de realizar um atendimento mais próximo daqueles que buscam informações em sua página do Facebook.


O ChatBot do parlamentar maranhense foi desenvolvido pela jornalista Tágide France, que é especialista em marketing digital.


“Os ChatBots chegaram pra ficar! Ainda estamos no começo dessa tendência, mas diversas marcas já aderiram essa ferramenta que é ideal para se comunicar com os seguidores de forma interativa, melhorando o engajamento em suas redes sociais e mantendo-os sempre atualizados com as novidades. O ChatBot do deputado Roberto Costa foi desenvolvido para distribuir o conteúdo das suas ações parlamentares de forma mais efetiva, assertiva e divertida”, disse a jornalista.
Para conhecer o funcionamento do Bot do deputado Roberto Costa, basta clicar aqui: https://m.me/robertocosta15

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem