Por Vanusa BacelarCoordenadora do Projeto
O Projeto Jades já nasceu grande. Há seis anos eu sentir um grande desejo de colocar em prática um dos maiores sonhos da minha vida: ajudar pessoas da melhor idade, ou seja despertar nelas o desejo de se cuidarem mais, o desejo de ficarem mais atentas a sua saúde física e mental, através da dança e de exercícios físicos.
Logo eu vi em nosso grupo mulheres cheias de vida, em um movimento de total entrega, aceitação e alegria. Mulheres de todas as idades que abraçaram o meu sonho, um sonho que parecia coletivo mesmo antes de acontecer. E hoje seguimos juntas construindo mais que um projeto, estamos construindo no dia-a-dia uma relação de irmandade, fraternidade, amizade...
É nesse espaço que tecemos sonhos, que nos conhecemos melhor. É nesse espaço que compartilhamos alegrias e sofrimentos. É nesse espaço que estamos fortalecendo laços, aprendendo a nos colocar no lugar do outro, aprendendo ouvir mais, aprendendo ser solidárias.
O Projeto Jades já nasceu grande. Temos ao nosso lado pessoas, anjos que nos apoiam desde o começo do projeto.
14 de outubro agende essa data no seu coração, prepare a sua fantasia e venha comemorar conosco o aniversário de seis anos do Projeto Jades. Um grande encontro preparado com amor, que será festejado com um lindo baile a fantasia, anos 60, 70 e 80 na quadra do Colégio SESI, a partir das 21 horas.
Nos agradecemos aos nossos padrinhos que são o Deputado Estadual Roberto Costa, Deputado Federal João Marcelo, Senador João Alberto de Sousa, Clínica Dr. Maurício Carvalho, Fiema/SESI, gestora do SESI Maria Magna, Laboratório Bom Pastor e Laboratório Microlab, sem eles não chegaríamos até aqui.
Depoimentos felizes

Com a atividade física que pratico no Projeto Amigas da Feliz Idade - Jades, o meu peso está controlado, a pressão, a glicose também. Tem quatro meses que faço exames e não há alteração, está ótima. O médico mesmo disse que estou de parabéns, que não posso para de fazer as atividades, porque quando parei uns tempos meu peso aumentou, minha glicose subiu que foi um horror. (R.S. 65 anos).
Antes de começar a dança eu pesava 85 kg, sentia muitas dores no corpo, cansaço, falta de ar e depois que comecei ir para o projeto da professora Vanusa, as dores não incomodam mais, a minha pressão está normal e o diabetes também. E peso agora 65 quilos. Tenho me sentido bem, com o corpo leve, com disposição, faço movimentos que não fazia antes (sentar e levantar do chão) hoje danço até na boquinha da garrafa (A.F. 72 anos).
Depois que passei a fazer as atividades no Projeto Jades lá no SESI, controlei meu peso, ajudou a pressão e o diabetes; ajuda na saúde porque você fica mais ativa, fiquei com mais disposição para fazer as atividades diárias. Parabéns minha professora querida Vanusa. Notei que com a prática da atividade física, minha taxa glicêmica tem controlado, não preciso mais seguir uma dieta rígida. Agora se não pratico por algum tempo, a glicemia volta a subir. Por isso agora eu vou todos os dias. (M.P. 60 anos).
Além de fazer os exercícios ficamos informados dos cuidados que devemos ter durante as atividades e no dia-a-dia. Pois aqui sinto feliz, esqueço-me das dores, uns ajudam os outros, as meninas incentivam a gente a está sempre vindo, e as amigas ajudam a gente fazer corretamente os exercício também (A.F. 62 anos).
