Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bacabal se transforma em espaço para nepotismo privado


Abel Carvalho
Jornalista

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bacabal (CDL), é a entidade associativa de lojistas, foi criada para promover e defender o interesse de seus representantes de classe. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um dos serviços prestados ao associado, na forma Estadual é representado pela Federação de Dirigentes Lojistas, no Brasil como o todo, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, representação local geralmente com reconhecimento como utilidade pública.

É de conhecimento de todos que a atual situação econômica vem afetando fortemente vários setores do nosso país, e não está sendo diferente com o setor varejista, muito menos no que diz respeito a nossa Cidade de Bacabal aonde vivenciamos a prova viva desta situação.

Vejam como se encontra em geral os comércios em Bacabal, lojistas praticamente com a mão no queijo, popularmente falando a espera de clientes; lojas repletas de promoções e inovando com promoções atrativas em vitrines, com o intuito de atrair clientes; lojas implantando novos canais de vendas, desde virtual ou a domicílio, em busca de vender de algum modo.

Neste diapasão, lojas promovendo eventos de modas, no intuito de reacenderem as vendas, e terem um lucro extra com vendas dos convites de eventos. Em fim, os lojistas em geral vêm lutando com muita garra para que consigam reverter a situação, visto que independente de mal ou bom movimento de vendas, no final do mês se deparam com suas obrigações financeiras a serem compridas.


Lembro claramente de campanhas com incentivas às vendas realizadas pela CDL de Bacabal, como ex: a campanha Sonho de Natal há alguns anos atrás, onde seus resultados fizeram o lazer de muitas crianças, famílias e consumidores de toda Região do Vale Mearim, onde os divertiam-se compravam no comércio com o objetivo de premiação, ademais, a campanha realizava sonhos de crianças e famílias carentes com a presença de Papai Noel entregando presentes e cestas básicas. A campanha ganhou grande promoção sendo conhecida em todo Estado do Maranhão. E por fim, as famílias lavavam diversa foto de seus filhos com Papai Noel.


Qual o motivo de não haver tais campanhas? O que estão fazendo os atuais administradores da CDL, que não tem contribuído com o nosso sofrido comércio?


Há relatos que desde o ano de 2011 a entidade em questão vem praticando de um ato bem comum em departamentos públicos, o famoso “NEPOTISMO”, onde os administradores são em massa membro da família Jucá, família tradicional em Bacabal, que tem por membro o senhor Níber Jucá, ex-proprietário da empresa Jucá Veículo, que fora situada as margens da BR 316 em nossa cidade, e desde seu fechamento passou administrar até os dias atuais.


Pergunto como fica a questão de mandato e substituição de diretores? De 2011 a 2017 passaram-se 06 anos e até então nenhuma ação realizada, e os lojistas reclamam por pagar regulamente suas contribuições, e, no entanto não usufruem de nenhuma ação que os beneficiem. Temos como exemplo recente, a questão da instalação da famosa feira de 25 de março em nossa cidade, onde os próprios lojistas foram em busca de interditar, visto que a ação da feira iria prejudicar ainda mais o comércio local.


Ações neste sentido teriam que partir do órgão responsável, mas infelizmente não o que ocorre. É comum houver comentários neste sentido, no entanto pelo visto não há nenhuma preocupação por parte da CDL em mudar esta imagem totalmente negativa.


Há CDLs em cidades menores do que a CDL de Bacabal, ondem vivem em constantes movimentações de ações, ações essas não apenas relacionadas ao comércio local, mas também as ações que envolvem a sociedade em geral, enquanto em nossa cidade se você procurar alguém onde fica situada a CDL, geralmente se houve de imediato, um sonoro “o que é isto”. Lamentável!

Ademais, além de fortes comentários de desvios de recursos arrecadados, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bacabal (CDL), vive na ilegitimidade, no mandato presidencial, onde o Presidente Níber Jucá se perpetuou no poder.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem