A câmara municipal de Bacabal aprovou em sua última sessão ordinária dois projetos do vereador Venâncio do Peixe (PDT). Na primeira proposição o vereador pedetista solicita ao prefeito José Vieira Lins a imediata limpeza e capina dos terrenos baldios, sejam públicos ou não, situados na área urbana o bairro Residencial Terra do Sol.Venâncio justifica o seu requerimento explicando que "urge que se proceda à ampla limpeza dos imóveis baldios, através de capina, remoção de entulhos e serviços pertinentes e urgentes como capina e roçagem, vez que o mato aumentou bastante nos últimos dias no Residencial Terra do Sol. Nossa proposta é que a prefeitura providencie a roçagem e limpeza destas áreas. Lembramos que o mato alto em lotes baldios particulares tem contribuído com a proliferação de criadouros de mosquitos da dengue, além de representar um fator de insegurança para a população, já que essas áreas podem ser usadas por marginais."
Acrescenta que "esses imóveis, e, também, muitas vias públicas, encontram-se bastante prejudicadas pela falta de conservação, visto que por força das últimas chuvas aumentou o matagal nas laterais das calçadas e no interior dos imóveis, notadamente os terrenos baldios, fato que depõe contra a imagem e salubridade urbanística. As ruas estão com mato nas beiras de calçadas e guias, além de mato nos terrenos."
A segunda proposição de Venâncio aprovada pela câmara de vereadores requer do prefeito Bacabal a imediata disponibilização de um ônibus escolar para o transporte dos alunos moradores no Residencial Terra do Sol.
O vereador pedetista garante, ao defender o projeto, que o acesso à educação é direito um constitucional do cidadão e o serviço público de transporte escolar é essencial para o acesso das crianças e dos jovens aos bancos escolares. No Residencial Terra do Sol centenas de alunos estão vindo para as escolas, que ficam aqui no centro da cidade ou em outros bairros, também distantes, usando os seus próprios meios, uma vez que o município não dispõe de serviço de transporte coletivo urbano, o que gera despesa extra e desnecessária para suas famílias. Em razão do extremo prejuízo que esses alunos estão sofrendo, e atendendo a apelo dos mesmos, é que eu subscrevo está proposição cobrando a disponibilização de um ônibus.
Afirma que o exercício da vereança é amparado no poder de fiscalização de todos os atos do Poder Executivo e, ainda, dando estrito cumprimento essas atribuições, formulou a proposição, aguardando o seu devido processamento junto a esta Casa de Leis e, por fim, o devido atendimento do questionamento por parte do prefeito municipal de Bacabal, José Vieira Lins.