Sob a gestão de Ramón Braga SAAE anuncia o primeiro racionamento em 52 anos de história em Bacabal

O SAAE quando da sua inauguração.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE - Ba) completou no último dia 08 de setembro 52 anos de prestação de serviços ao município anunciando, pela primeira vez em toda sua história, a redução em 30 por cento no fornecimento de água para os seus clientes servidos pelo sistema adutor da Curva do Anu.

A medida foi relevada em nota expedida e assinada pelo diretor da autarquia, funcionário público Franco Ramón Torres Braga. A nota, além dos gravíssimos erros de grafia, especifica ainda o tempo de racionamento, cerca de três meses, devendo a situação de emergência se estender até novembro.


A nota produzida pela assessoria do SAAE.
Braga explica a adoção da medida extrema lançando culpa sobre a baixa vazão do Rio Mearim, mas esquece de especificar que tentou outras manobras que não funcionaram, a exemplo de instalação e pequenas bombas auxiliares, que teriam como objetivo devolver o nível de água acumulado no poço a ser enviado para a estação de tratamento.

Braga também anunciou outra medida, essa como solução definitiva para o problema que no momento de estabelece: a compra de balsa para a adaptação de um bomba anfíbia, e que deu um prazo de 60 dias para que a mesma entrasse em funcionamento. Veja AQUI.


A balsa ainda começou a ser instalada. 
A instalação da balsa daria a mobilidade para a captação da água permitindo que a mesma fosse feita em pontos mais profundos do rio, aumentando a capacidade de vazão. Entretanto o diretor do SAAE não falou mais sobre a mesma e não se sabe porque ela ainda não foi instalada ou se foi devolvida.

Fornecimento intermitente
Como o nível do Rio Mearim continua a baixar, não havendo nenhuma expectativa que a vazão aumente antes que a estação chuvosa recomece, sobram poucas alternativas para serem adotadas pelas equipes técnicas da autarquia e a tendência é que o racionamento atualmente colocado em prática ganhe volume.

A principal dessas alternativas é a divisão da cidade em setores e o fornecimento intermitente de água para esses setores. Isso só é possível em Bacabal porque o sistema de distribuição de distribuição instalado pelo SAAE é misto.


Com Ramón Braga gestor o SAAE vive o seu primeiro racionamento em 52 anos.
O sistema de distribuição de água de Bacabal usa o produto captado pela estação da Curva do Anu e a água produzida por poços artesianos, sendo o principal deles o que fica localizado no Alto da Bacabeira.

A água captada na Curva do Anu é distribuída em todo o centro na cidade e em bairros antigos como Ramal, Esperança, Juçaral, setores da Tresidela e do Bairro da Areia, além de abastecer a estação elevatória do Bosque Aracati.  Os poços artesianos, exceto o do Alto da Bacabeira, servem aos bairros mais novos.

A distribuição mista permitirá que as equipes do SAAE usem as chamadas manobras de registro que consistem, além da escolha dos setores da cidade que serão servidos, também no período de esse abastecimento ocorrerá, se por 12, 24 ou 48 horas consecutivas, ou não.

Mas essa medida ainda não foi anunciada. Por enquanto a comunidade sofre com a redução, nos setores abastecidos pela Curva do Anu/ETA, em cerca de 30 por cento menos que os períodos normais do ano. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem