Ribamar Corrêa: Senadores votarão no candidato do PMDB


Ao participar da visita do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, ao ex-presidente José Sarney, sexta-feira, em São Luís, o senador João Alberto declarou que vai trabalhar dentro do seu partido, o PMDB, para que a bancada peemedebista vote em massa no candidato do DEM, que já preside a Casa em mandato-tampão. E sinalizou que vai também se empenhar ao máximo para a eleição do senador cearense Eunício Oliveira para a presidência do Senado.


João Alberto, Edison Lobão e Roberto Rocha deverão
votar em Eunício Oliveira para presidente do Senado
Com a declaração, João Alberto indicou que ele e o senador Edison Lobão, que também é do PMDB, estão fechados com o candidato do partido. A manifestação de João Alberto não incluiu o senador Roberto Rocha no pacote de apoio à candidatura de Eunício Oliveira, mas nos bastidores do Senado é corrente que, a menos que haja uma reviravolta na bancada do PSB, todos os indícios apontam que Roberto Rocha votará com o candidato do PMDB, já que não parece nem um pouco interessado em outra candidatura.

Ele só mudará seu voto se a cúpula nacional do PSB impuser uma orientação que leve a bancada socialista votar contra o candidato do PMDB. Até lá, Roberto Rocha caminha para votar com o candidato peemedebista, que, assim, terá os três votos da bancada maranhense.


Roberto Costa mostra que tem força no Planalto
Há pouco mais de quatro meses, semanas antes das eleições de outubro, a Coluna registrou que o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) estava se consolidando como um dos políticos maranhenses com maior poder de fogo no Palácio do Planalto. Alguns leitores estranharam o registro até desdenharam.

A nomeação do militante peemedebista Assis Filho para a Secretaria Nacional da Juventude, um órgão de ação política e que tem vinculação direta com o gabinete do presidente da República, confirmou o conteúdo do registro sobre a força política do deputado peemedebista na cúpula nacional do PMDB e o seu prestígio com o presidente Michel Temer.

É verdade que o ex-presidente José Sarney deu um empurrão, que a ex-governadora Roseana Sarney deu pitaco, que os deputado federais do partido respaldaram a indicação e que o senador João Alberto deu seu aval para que Assis Filho fosse nomeado para o cargo.

Roberto Costa foi o grande articulador da
nomeação de Assis Filho para secretaria
Mas a verdade mais visível é que o grande articulador e operador dos movimentos que resultaram na nomeação foi o deputado Roberto Costa. Essa operação foi deflagrada no ano passado, quando o PMDB realizou sua movimentada convenção nacional.

O deputado Roberto Costa se mudou para Brasília uma semana antes e desencadeou uma articulação que resultou na escolha de Assis Filho para comandar a ala jovem do PMDB no plano nacional.

O trabalho foi tão bem cuidado que quando a Secretaria Nacional da Juventude ficou acéfala por conta das declarações desastradas do então secretário nacional de Juventude, Assis Filho foi apresentado como a solução mais adequada, levando o presidente da República a acatá-la sem qualquer resistência.

Vale destacar que Assis Filho fez a sua parte mostrando serviço na Ala Jovem do PMDB, mas seu bom desempenho de militante de nada serviria se o deputado Roberto Costa não tivesse articulado a grande operação que resultou na sua nomeação para o cargo, que, vale lembrar, tem força de ministério.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem