Produção tecnológica maranhense avança com investimentos do Governo

Maranhão sediou pela primeira vez a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foto: Divulgação
Maranhão sediou pela primeira vez a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foto: Divulgação
Os primeiros passos para o avanço da produção tecnológica no Maranhão foram dados a partir de investimentos promovidos pelo governo estadual. As áreas beneficiadas são a engenharia aeroespacial, a astronomia e a robótica, por meio de ações, projetos e parcerias desenvolvidos pelas Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Educação (Seduc).
“Não há projeto de desenvolvimento sem ciência e tecnologia. O Governo do Maranhão tem investido fortemente nessa área, por intermédio de diversos programas”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. Dentre as medidas de incentivo ao setor, estão mestrado aeroespacial ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em convênio com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Com o corpo docente formado por professores da Uema, ITA, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal de Educação Tecnológico do Maranhão (IFMA), o mestrado profissional aborda, em sua grade curricular, as áreas de Engenharia da Computação e Sistemas de Engenharia Aeroespacial.
A pós-graduação tem o objetivo de formar mão de obra para a retomada do projeto aeroespacial brasileiro, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), alvo de negociações para uso comercial de outros países, como Estados Unidos e China. O primeiro edital de seleção do mestrado está previsto para ser lançado neste semestre, para início das aulas no próximo ano.
Ensino tecnológico para jovens e crianças
Governador Flávio Dino premiou pesquisadores na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até sábado (22) em Imperatriz. Foto: Felipe Neiva/Secti
Governador Flávio Dino premiou pesquisadores na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até sábado (22) em Imperatriz. Foto: Felipe Neiva/Secti
Por meio de investimentos de mais de R$ 150 mil no programa ‘Luminar: Caravana da Ciência’, o Governo do Estado busca atrair o interesse de jovens e crianças para a ciência e tecnologia. O programa leva oficinas de robótica, games, astronomia e eletricidade básica, além de um planetário móvel, para escolas públicas estaduais e municipais.
Ao todo, 17 escolas serão visitadas pelo Luminar, em diversos municípios, com prioridade aos atendidos pelo ‘Plano Mais IDH’, iniciativa do ‘Governo de Todos Nós’ voltada para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano no Maranhão. Estudantes de Bacuri, Caxias e Codó já foram beneficiados pela caravana científica.
“Isso significa levar ciência de forma regionalizada, alcançando o público da escola básica pública, incluindo, popularizando e difundindo o conhecimento científico e tecnológico junto a esses estudantes”, declarou Jhonatan Almada sobre o Luminar.
Maranhão se destaca em eventos tecnológicos
Graças a investimentos estaduais, pela primeira vez o Maranhão sediou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aberta oficialmente em Imperatriz no último dia 19. A previsão é que até o dia 22 de outubro, data de encerramento do evento, mais de 20 mil pessoas visitem a exposição.
Ao longo deste ano, o incentivo governamental possibilitou, ainda, a participação de alunos de escola pública em disputas nacionais e internacionais de robótica, como o Torneio Juvenil de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica.
No último mês de julho, estudantes do município de Arame obtiveram a 13ª posição no Winter Challenge, evento mundial de robótica. A equipe contou com apoio da Seduc, que custeou a estadia e as passagens aéreas dos integrantes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem