Durante o mês de agosto a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realiza campanhas contra as hepatites virais. Esta semana já foram realizadas a campanha da “Semana Amarela”, nas Unidades Básicas de Saúde: Juçaral, Areal, Tresidela. Outras unidades fizeram palestras sobre Hepatites Virais B e C, além da Imunização vacinal dos usuários presentes.
Segundo a Coordenadora de Imunização, Samantha Cecilia Lima, as campanhas têm como público alvo as pessoas que ficam expostas a maiores riscos. Estes vírus podem ser transmitidos por relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam. Os vírus também podem ser transmitidos da mãe para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
O Secretário Municipal de Saúde, Kelcimar Virgino Silva, explica que as ações de prevenção, incluindo os testes de diagnósticos, são essenciais para a redução dos casos de hepatite, uma doença considerada silenciosa pela ausência inicial de sintomas. “As hepatites B e C podem se tornar doenças crônicas graves, podendo levar à cirrose ou o câncer de fígado”, alertou o secretário.
A imunização contra a hepatite é feita em três doses gratuitas, na Unidade Básica de Saúde ou Centro de Saúde, e disponível à qualquer pessoa a partir dos 19 anos, portando carteira de vacinação.
ASSECOM – SEMUS
Patrícia Luz