Governo entrega outros 12 equipamentos de assistência social nesta sexta-feira (12) e sábado (13)

Aline Borges da Silva, beneficiária do Cras de Lagoa do Mato. Foto: Divulgação
Aline Borges da Silva, beneficiária do Cras de Lagoa do Mato. Foto: Divulgação
Mais 13 unidades de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) serão entregues para a população maranhense, nesta sexta-feira (12) e sábado (13). Ao todo, já são quase 30 novos equipamentos inaugurados em uma semana pelo Governo do Maranhão.
Nesta sexta-feira (12) serão inauguradas unidades em Pirapemas, Matões do Norte, Bacabeira, Barão de Grajaú e em São Luís, no bairro Vinhais. Já no sábado (13), o Governo do Maranhão entrega novas unidades de CRAS e CREAS em Mirador, Paço do Lumiar, Colinas, São José de Ribamar, Jatobá e em São Luís, nos bairros Turu e Cohab. A meta do Governo é que até setembro sejam entregues 87 novos equipamentos à população do Maranhão.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, responsável pela execução da ação, as dezenas de inaugurações demonstram a sensibilidade do Governo em priorizar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Com estas inaugurações, as comunidades atendidas terão maior e melhor acompanhamento e acesso às políticas públicas. Os CRAS e CREAS são a porta de entrada não só das políticas públicas sociais, mas de todas as políticas públicas. O nosso trabalho aqui é feito de forma intersetorial, daqui as famílias vão para a saúde, educação e outras áreas com serviços públicos importantes”, ressaltou Neto Evangelista.
Satisfação e Aprovação
Por onde ocorrem as inaugurações os moradores e beneficiados comemoram as novas estruturas entregues. Em Lagoa do Mato, a moradora do povoado Tabuleiro do Gato, Aline Borges da Silva, que tem assistência garantida para os três filhos na unidade, agradeceu pelo novo prédio mais perto de casa. “Agora posso ir ao CRAS sem nem precisar pagar transporte. Com essa nova sede, eu e meus três filhos que participam das atividades, poderemos ficar mais próximos desse benefício tão importante para o desenvolvimento deles”, comemora a dona de casa.
Com as inaugurações, as novas unidades passam a centralizar os atendimentos da população em situação de vulnerabilidade social, além de facilitar a entrada dos moradores nos programas de Assistência Social dos Governos Federal e Estadual, entre eles, o Bolsa Família e o Mais Renda.
“A política de assistência social não pode ser partidária, precisa é atender a população com dignidade e essa é a visão do governador Flávio Dino”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que participou da maratona de entregas realizada no último fim de semana.
Cada uma das unidades, totalmente mobiliada, foi construída pela parceria do Governo do Estado com as Prefeituras, que são as responsáveis pela manutenção e prestação dos serviços socioassistenciais.
As equipes dos CRAS e CREAS trabalham para prevenir, proteger e possibilitar o desenvolvimento das famílias, promovendo integração com a sociedade e melhorando a qualidade de vida de toda a população. Cada unidade conta com equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais, orientadores sociais, educador físico, terapeutas, técnicos da área de saúde e cadastradores para os atendimentos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem