Comissão de Direitos Humanos realiza reunião para tratar da qualidade da telefonia móvel

Marcelo Vieira/ Agência Assembleia

Comissão de Direitos Humanos realiza reunião para tratar da qualidade da telefonia móvel
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realizou, na última terça-feira (10), na sala das Comissões, uma reunião para tratar da qualidade dos serviços de telefonia no Estado do Maranhão. O presidente da Comissão, deputado Júnior Verde (PRB), conduziu os trabalhos. Além dele, estiveram presentes também o deputado Zé Inácio (PT), o diretor do Procon-MA Duarte Júnior, representantes da Anatel e das quatro operadoras que atuam no Maranhão.
De acordo com dados disponibilizados pela Comissão, o Maranhão está entre os quatro estados brasileiros com pior cobertura de telefonia móvel. Em 2014, foi instalada na Assembleia Legislativa a CPI da Telefonia, que cobrou melhorias e investimentos no serviço. Ao fim da CPI foi assinado TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com 15 cláusulas que firmava o compromisso das operadoras de garantir investimentos para melhorar os serviços prestados ao consumidor.
Segundo o presidente da Comissão, deputado Júnior Verde, nesse período pouca coisa mudou e os problemas persistem e as reclamações dos clientes cresce a cada dia. “ Por isso, mais uma vez , o parlamento estadual colocou o tema mais uma vez em pauta para cobrar um posicionamento das empresas”.
A gerente da Unidade Operacional da Anatel, Karine Monteiro, apontou as falhas das operadoras e destacou o que ainda é preciso melhorar. Um dos principais problemas estão na cobertura e no entendimento ao cliente.
Outra preocupação levantada foi diz respeito à cobertura de telefonia e internet móvel em pontos estratégicos e turísticos do estado. Entre as principais localidades com problemas estão Barreirinhas, Carolina, Centro Histórico de São Luís e o Cujupe, onde se concentra um grande número de viajantes.
O diretor do Procon, Duarte Júnior, revelou que, das quatro operadoras, a Vivo é a única que não está entre as 10 empresas com maior número de reclamações. Duarte Júnior reveleu que a empresa com maior número de reclamações é a operaora OI.

O deputado Júnior Verde disse que, agora, as operadoras terão um prazo de até 60 dias para apresentarem um plano de melhorias na cobertura da telefonia móvel e fixa e nos outros serviços prestados ao consumidor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem