O Dia de São Pedro em Bacabal

Por Alberto Barros - O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Em todo Brasil procissões marítimas são realizadas como forma de devoção ao Santo.

Em Bacabal a cerimônia religiosa iniciou com o Terço dos Homens na sede da Colônia de Pescadores do município.

Devotos de joelhos agradeciam as preces atendidas e expressavam fé e adoração ao lado da imagem de São Pedro. Em seguida o ritual que se repete há mais de quatro décadas ganhou as águas do Rio Mearim com a tradicional Procissão Fluvial.

Barcos enfeitados com balões e bandeirolas coloridas conduziram a imagem de um dos Santos mais idolatrados pelos católicos no mundo inteiro.


Quem não conseguiu espaço nas embarcações acompanhou a procissão das margens do rio ou sob a ponte de concreto.


Padre Lauro que acompanhou os fieis durante todo o percurso da procissão, agradeceu a população de Bacabal e ao Governo Municipal por manter viva a tradição de se homenagear São Pedro.

 “Parceria e união fazem as coisas acontecerem e o resultado é essa imagem maravilhosa que a gente tá vendo aqui. Obrigado ao poder público municipal e a todos que contribuíram para a realização de mais essa linda festa divina, sem esse apoio a comunidade teria dificuldade”, Disse o Padre.

Já o Prefeito Zé Alberto que fez todo o trajeto fluvial ao lado da imagem de São Pedro juntamente com os pescadores, expressou sua alegria por testemunhar mais uma demonstração de fé e devoção dos católicos bacabalenses.



“Isso que agente tá vendo aqui é uma demonstração de fé e de crença do nosso povo junto a São Pedro. E eu como prefeito desta cidade não poderia deixar de prestigiar um evento tão bonito como este que já dura mais de 40 anos”, comentou Zé Alberto.





Assecom PMB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem