Humberto Coutinho participa da inauguração de UPA e de outras obras em Caxias

Waldemar Ter/ Agência Assembleia


Humberto Coutinho participa da inauguração de UPA e de outras obras em Caxias
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou da inauguração de uma grande Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de outras obras em Caxias, nesta quinta-feira (21), na companhia do também deputado estadual Ricardo Rios e do federal Rubens Júnior (PCdoB), além da presidente do Grupo de Esposas do Maranhão (Gedema), Cleide Coutinho. O secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, representou o governador Flávio Dino (PCdoB) nas solenidades, que reuniram também centenas de populares e diversas lideranças políticas locais.
Humberto Coutinho disse que a UPA é a maior do Estado, servindo de modelo para o Maranhão, e agradeceu ao governador pela parceria, uma vez que o governo estadual vai arcar com a folha de pessoal. A UPA possui 20 leitos e tem capacidade média de 400 atendimentos de urgência e emergência por dia, clínica, pediatria, ortopedia e odontologia, e servirá também para atender os demais municípios da regional. Dos 20 leitos de observação, seis são na área vermelha, seis leitos na área amarela, seis leitos de pediatria e dois leitos individuais.
Acompanhado dos convidados, Humberto Coutinho participou, antes, da inauguração da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Mutirão, da entrega do Ginásio do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, da reforma da UBS do Bairro do Piquizeiro e da UBS  do Bairro Vila Arias. A extensa programação foi encerrada com a entrega da UPA, batizada de Dr. Fernando Vieira Chaves, em homenagem ao pediatra que foi também vereador.
No momento dos discursos, estiveram presentes dos familiares do médico, que agradeceram a homenagem, e Humberto Coutinho falou da importância da dedicação do amigo morto por um câncer, à medicina da região.
Coutinho garantiu que o governador está preocupado em investir em todo Estado, mas que a parceria com Caxias vem desde a época em que Flávio Dino foi deputado federal. De acordo com ele, que já foi prefeito do município por oito anos, 96 por cento da saúde pública e lembrou-se de como foi perseguido pelo grupo Sarney. “Hoje o governador Flávio Dino administra para todo o Maranhão e em Caxias temos a melhor saúde pública do Estado”, frisou.
O deputado Rubens Jr. foi outro que elogiou a saúde municipal e disse que serve de modelo para o resto do Maranhão. O parlamentar destacou ainda a maratona de obras inauguradas e garantiu que isso não vem acontecendo na maioria dos municípios.
Em seguida, foi a vez do secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, elogiar a saúde praticada em Caxias e garantiu também que o município serve de exemplo para o restante do Estado. Contou que a nova UPA Caxias atenderá uma área de abrangência de aproximadamente 400 mil habitantes, com capacidade de atendimento médio de 400 pacientes por dia, funcionando 24 horas por dia, para resolver as urgências e emergências da região. Além disso, a unidade dispõe de moderna estrutura física e equipamentos que assegurarão eficiente assistência à população. 

Também prestigiaram as inaugurações o vice-prefeito de Caxias, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Araújo, o diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto, entre outros. As solenidades receberam a benção do padre local.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem