Formada mais uma turma do PROERD em Bacabal



Na sexta feira, 1º de julho, aconteceu a formatura de mais 658 alunos 
do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, em uma cerimônia bastante concorrida, realizada na Praça de Santa Teresinha.
Além dos pais dos formandos, o evento, considerado modelo no Maranhão, contou com a presença do coronel Jurandir Braga, comandante do 15º Batalhão de Policia Militar. do secretário municipal de educação, professor Carlos Gusmão, do vereador Manoel da Concórdia, representando o poder legislativo, e do Coronel Diniz, coordenador do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência no Maranhão (Proerd).


Dona Maria José, mãe de um dos formandos, disse que os resultados obtidos com os ensinamentos do Proerd são visíveis e imediatistas. “Depois que meu filho entrou no Proerd, ele passou a se comportar melhor em casa, respeitar mais as pessoas e, até ensinar para os colegas o perigo que as drogas oferecem”.
Para o Secretario Municipal de Educação Carlos Gusmão o projeto é de uma abrangência significativa em todos os aspectos.


“O que parece algo simples é, na verdade, um trabalho de alcance social imensurável. Esse programa, que recebe total apoio da prefeitura de Bacabal, não ajuda só a combater as drogas, mas na formação de cidadãos e dá uma contribuição gigantesca para as futuras gerações que, já crescem compreendendo a importância de evitar o contato com qualquer tipo de entorpecente”, disse Gusmão.

O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) é uma iniciativa da Policia Militar, em parceria com os municípios, e, é resultado da adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
1- Proerd para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- Proerd para 5º ano do ensino fundamental,
3- Proerd para 7º ano do ensino fundamental,
4- Proerd para Pais/Responsáveis.


Bacabal
No município de Bacabal o programa foi implantado em 2013, com o apoio logístico da prefeitura, por intermédio da secretaria municipal de educação (
Semed). De lá para cá mais de três mil jovens e adolescentes passaram pelos ensinamentos dos instrutores da Policia Militar devidamente fardados e de posse de um rico material didático que inclui o livro do estudante, livro dos pais e o manual do instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais proerdianos no desenvolvimento das lições.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem