Lourival Sousa: Seja obediente à legislação do trânsito! dê sua contribuição!


Prevenção para salvar crianças no trânsito!
Com a cultura da prevenção, podemos salvar vidas de crianças no trânsito
*Por Alex João Costa Gomes



Alguns números envolvendo crianças vítimas fatais ou não de acidentes de trânsito têm chamado a atenção daqueles que querem ver o trânsito brasileiro melhor e mais seguro, onde a cultura da paz impere e a vida esteja em primeiro lugar.
Segundo colaboradores de Segurança Viária das Nações Unidas, por ano, no Brasil, 15 mil crianças são hospitalizadas e aproximadamente cinco vão a óbito por dia nas vias brasileiras.
Para a Seguradora Líder – DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) seis crianças morrem e outras 51 ficam feridas diariamente – vítimas de acidentes de trânsito no país. São informações levantadas até 2014.
Entre as questões que provocam esses acidentes fatais ou não, estão o descuido por aqueles que deveriam ser os primeiros a atentarem para a segurança de nossas crianças no trânsito brasileiro, ou seja, os pais ou responsáveis por aqueles que serão o futuro do Brasil. Quer seja por descuido não intencional ou por falta de informações acerca do assunto, ocorre que nosso futuro se perde no meio do caminho, pois muitas de nossas crianças estão sendo hospitalizadas ou sepultadas vítimas da violência no trânsito do país.
Medidas simples podem ser adotadas e, assim, teremos uma redução nesses números que hoje são indigestos. Observem alguns erros comuns:
– adultos utilizando o cinto de segurança enquanto que as crianças viajam soltas, sem segurança alguma no banco traseiro;
– crianças sentadas no banco da frente juntamente com adultos, às vezes sem o cinto de segurança ou usando o mesmo em ambos;
– crianças atrás viajando em pé, sem segurança alguma e com a cabeça entre os dois bancos dianteiros;
– crianças sentadas no mesmo banco do motorista;
– crianças sendo transportadas irregularmente em motocicletas;
– crianças viajando com a cabeça para fora da janela do veículo no banco da frente e/ou traseiro;
*Alex João Costa Gomes, com Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amapá), policial Militar é ex-diretor-Presidente do Detran/AP
Fonte: http://www.onsv.org.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
SINALIZAÇÃO DAS VIAS PAVIMENTADAS
Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.
Parágrafo único. Nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada.

ONU INCLUI SEGURANÇA NO TRÂNSITO NA AGENDA 2030
Os 193 estados-membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, se comprometeram a proporcionar transporte seguro, sustentável e a preço acessível para todos até 2030. A meta foi aprovada por unanimidade durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável 2015, em Nova York, no último final de semana.
O objetivo é melhorar a segurança no trânsito com a expansão dos transportes públicos, principalmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos.
A cúpula manteve, no documento, a meta de reduzir pela metade as mortes e os feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo, até o ano de 2020. Entre os compromissos assumidos está também o de proporcionar, até 2030, o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e com deficiência.
Fonte: artigo postado no http://agenciabrasil.ebc.com.br

Por Lourival Sousa
Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem