Governo do Estado visita Belágua, um dos municípios do Plano Mais IDH



“A gente está acreditando que a mudança chegou. Pra mim é o começo da felicidade,” essas são as palavras de seu Elmir Eurides, que há 52 anos mora no povoado Lagoas, em Belágua, um dos municípios beneficiados pelo Plano ‘Mais IDH’.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), esteve na última terça-feira, 08, visitando Belágua, e na ocasião, o secretário da SAF, Adelmo Soares, acompanhado do secretário-adjunto da Setres, Júlio Guterres e o gestor da Agerp de Itapecuru, Mubaraki Trabulsi acompanharam o trabalho que a equipe do ‘Mais IDH’ vem realizando no povoado Lagoas.
A ação do ‘Mais IDH’ no povoado está mudando a vida das 12 famílias que residem no local. As famílias estão entusiasmadas com a perfuração de um poço e implantação de um kit de energia solar para desenvolver o projeto de bombeamento de água para consumo e produção.
Em Lagoas, as famílias convivem com a falta de água tratada, sem energia elétrica, sem produção e estrada, e para dar início à sustentabilidade destas famílias, o ‘Mais IDH’, por meio do programa “Mais Produção”, desenvolvido pela SAF em parceria com seus órgãos vinculados, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituo de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), está implantando um Sistema Integrado de Tecnologias Sociais (Sistecs) para produção de alimentos.
“Estamos trazendo para Lagoas o desenvolvimento com a perfuração do poço que vai dar condições de melhor qualidade de vida para estas famílias que terão água para beber e produzir. Nós acreditamos muito na transformação do Maranhão que vai fazer brotar a prosperidade que elas tanto precisam, “disse o secretário Adelmo Soares.
O povoado não possui água e energia elétrica, o kit de energia solar permitirá bombear água do lençol freático para consumo e abastecimento da produção. Os técnicos do ‘Mais IDH’ estão acompanhando e implantando o Sistecs com um sistema produtivo mandala na comunidade, uma plantação sustentável com formato de círculo, onde serão produzidos mandioca, milho e feijão, além da mandala, as famílias terão um galinheiro e um tanque circular para criação de peixes.
De acordo com o engenheiro agrônomo do “Mais IDH”, Jorge Faro, “o solo de Lagoas é arenoso e para torna-lo produtivo, vai ser incorporado matéria orgânica, como esterco de bode e de galinha, para transformar essa área produtiva para plantação.”
Segundo o técnico, os moradores estavam cansados de promessas e no início foi difícil aceitarem a chegada do ‘Mais IDH’ no povoado. “Agora nós conseguimos a confiança deles que estão acreditando que a vida deles vai ser transformada. Eles não querem aceitar cesta básica, eles querem trabalhar para gerar produção e renda,” contou Faro.
“Minha vida sempre foi na roça, sempre foi de luta. Tenho 52 anos e nasci aqui, minha vida é aqui. O “Mais IDH” veio mudar tudo e estamos animados com a chegada deles,” relatou seu Elmir.
A missão do Plano ‘Mais IDH’ é elevar os índices de desenvolvimento, inicialmente, nos 30 municípios mais pobres do estado, com ações integradas entre Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, prefeituras, instituições e sociedade civil. Os técnicos do ‘Mais IDH’ atuam nos municípios prestando Assistência técnica e extensão rural (Ater) orientando as famílias de como melhorar a produção.
Por meio da assistência técnica, famílias de Belágua, estão começando a produzir e comercializar, esse é o caso da família dos agricultores seu Nonato Cota e dona Lenilda Silva.
Com oito filhos para criar, o casal nem sempre tinha como alimentar as crianças que muitas vezes dormiam com fome. Mas com a chegada do “Mais IDH”, há dois meses a vida da família de seu Cota está se transformando.
“Começamos do nada aqui. E os técnicos chegaram no momento certo para nos orientar e vem dando certo nossa produção. Cada dia que passa quero que aumente a produção. Ainda estamos produzindo pouco, mas é o suficiente para nos sustentar e alimentar as crianças. Agradecemos muito ao governador Flávio Dino e aos técnicos do ‘Mais IDH’ por estarem olhando pra gente,” disse o agricultor.
Para o prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, é “uma conquista muito grande para Belágua que há muito tempo esperava que um governador pudesse nos ajudar e o ‘Mais IDH’ é uma ação louvável do Governo Flávio Dino para tirar o município da linha de pobreza.”



FONTE: SAF
TEXTO: Samara Andrade

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem