Oficina debate situação do catador em Bacabal


Durante dois dias, no auditório da secretária de educação, aconteceu a oficina local do Projeto Pró–Catador: Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania. A oficina foi uma iniciativa do governo do Estado do Maranhão, através da secretaria de estado do trabalho e da economia solidária (Setres), com apoio da prefeitura de Bacabal, via secretaria do meio ambiente, e contou com a presença de representantes de associações, cooperativas, grupos formais e também os informais de catadores de materiais recicláveis, além e lideranças comunitárias do município.


Benefícios e apoio
Os benefícios gerados com esse projeto são inúmeros, a exemplo da geração de trabalho e renda, capacitação, elevação de escolaridade, inclusão digital, saneamento, saúde, segurança alimentar, habitação e programas assistenciais. O senhor Antônio Matos, que há 20 anos tira do lixão sua renda, espera que esse projeto vigore e que dele venham os benefícios.
A prefeitura de Bacabal apoio o projeto tendo como meta que o mesmo siga adiante e que os problemas relacionados com os catadores e catadoras sejam resolvidos o mais rápido possível, explica o secretário do meio ambiente, Anderson Viana.
O Programa Pró-Catador tem a finalidade de integrar e articular as ações do governo federal de apoio e fomento a organização produtiva dos catadores de materiais recicláveis, a melhoria das condições de trabalho, a ampliação das oportunidades de inclusão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem.



Com Informações da repórter Nayra Kabrusky

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem