Novo EJA e secretaria de educação de Bacabal alfabetizam mais 253 alunos



A taxa de analfabetismo mais alta do país está em alagoas, 19,66%. O Maranhão aparece na sequência, com índice de 18,76% da população com mais de 10 anos analfabeta. Ainda no Estado maranhense, mais da metade, 55,7%, da população com mais de 60 anos, não sabe ler nem escrever, segundo dados do IBGE referentes ao ano de 2012.
Em Bacabal esses números estão diminuindo. Na noite de ontem, 19, quinta-feira, 253 alunos idosos se formaram no novo EJA. A solenidade contou com a presença de centenas de familiares, do secretário municipal de educação, professor Carlos Gusmão, e do vereador Rogerio Santos, que representou o prefeito José Alberto Veloso. Foram 18 meses de aprendizado, com 16 turmas distribuídas em 11 escolas, que diariamente os 253 alunos buscavam a luz do conhecimento.
O Programa Brasil Alfabetizado foi adotado em Bacabal em 2013. Naquele ano 644 pessoas se formaram. De lá pra cá o programa mudou de nome, agora se chama Novo EJA, mas a preocupação do prefeito José Alberto continua a mesma, investir nos idosos que buscam na sala de aula recuperar o tempo perdido e redescobrir as letras.
O Programa Brasil alfabetizado estava desativado em Bacabal, mas em 2013, na gestão atual, foi reativado e hoje Bacabal já conta com 900 idosos que sabem ler e escrever.


Por Abel Carvalho
Com informações da repórter Janaína Soares

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem