Governo realiza Feira Cultural em comemoração ao Dia do Idoso no Solar do Outono

Durante a Feira Cultural, os idosos assistiram e interagiram com apresentações de danças tipicamente nordestinas.

Como parte integrante da programação alusiva à Semana do Idoso, a Casa de Acolhimento Institucional Solar do Outono, administrada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), promoveu na quarta-feira (30) a Feira Cultural ‘Valorizando a Cultura Nordestina’. O evento contou com exposição de produtos artesanais confeccionados pelos próprios idosos, apresentações de danças regionais e degustação de comidas típicas.
Seguindo o tema central da programação, uma tarde animada de festividades foi desenvolvida para promover a integração e a socialização dos idosos assistidos pela Casa. As apresentações destacaram a cultura nordestina com participação do Tambor de Crioula do Programa de Atenção ao Idoso (PAI), danças diversas apresentadas por grupos de convivência da terceira idade e brincadeiras de bumba-meu-boi, com participação dos idosos acolhidos pela instituição.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, destaca que o governo Flávio Dino tem investido na melhoria da qualidade de vida dos idosos acolhidos pelo Solar do Outono. “Os nossos idosos institucionalizados precisam e merecem um cuidado especial e diferenciado. Então, investimos na oferta de uma equipe multidisciplinar qualificada, adequamos estruturalmente a Casa e temos construído programações que garantam a todos os idosos uma rotina mais alegre e saudável, conforme as suas necessidades. Ver a satisfação deles com as nossas ações é muito gratificante”, considerou Neto Evangelista.
Ainda para marcar a Semana do Idoso, preparada especialmente para o público do Solar do Outono, foi realizada a culminância do projeto “Dormir Melhor”, que consiste em proporcionar uma ambientação mais aconchegante e acolhedora aos quartos dos idosos na instituição. Os dormitórios receberam uma decoração temática especial, com mais cores e objetos de ornamentações que proporcionaram mais beleza e alegria aos ambientes.
A diretora do Solar do Outono, Valéria Porto Lima, destacou a importância das atividades realizadas para a promoção da integração, da alegria e do bem-estar dos idosos. “Eles gostam bastante das programações festivas que realizamos, se sentem acarinhados e valorizados. Por isso, o nosso esforço é manter uma programação contínua, que impacte positivamente na qualidade do acolhimento que oferecemos aos nossos idosos”, disse a diretora.
O senhor José Ribeiro dos Santos, 63 anos, foi um dos idosos que teve seus trabalhos expostos na Feira Cultural. “Eu sempre gostei muito de desenhar e estou muito contente de mostrar um pouco do que eu sei fazer”, disse o idoso.
A programação da Semana do Idoso continua até sexta-feira (2), quando será promovido o “Baile da Primavera”, com apresentação musical da dupla Jonathan e Jardel. A programação da semana incluiu, ainda, apresentação da Banda do Sesc, durante almoço musical, um jantar especial e um passeio ao Espaço Fazendinha.

Os idosos puderam expor os trabalhos produzidos durante oficina de atividades manuais.
O idoso José Ribeiro dos Santos apresentou orgulhoso os desenhos feitos durante atividade lúdica em comemoração ao Dia do Idoso.
Fonte: Sedes

Texto: Doriane Menezes
Fotos: Honório Moreira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem