Em meio a crise que assola o país a maioria esmagadora dos municípios está encontrando dificuldades para honrar seus compromissos e cumprir com suas obrigações básicas junto a população.
E é exatamente em momentos de turbulência que se demonstram a capacidade de gerir e produzir resultados que atendam aos anseios da sociedade.
No município de Bacabal chama a atenção o trabalho que vem sendo desenvolvido junto à educação, transformando a cidade em referência no Estado do Maranhão.
Constantes formações pedagógicas são realizadas junto ao corpo docente, piso salarial obedecendo ao que determina o ministério da educação e sendo pago, religiosamente, em dia. Dezenas de escolas na sede e na zona rural foram reformadas e ampliadas e, outras construídas, como é o caso da escola do povoado Brejinho, com capacidade para quase 500 alunos.
A prefeitura de Bacabal fornece gratuitamente os livros didáticos para todos os alunos da pré-escola, apesar de não ser obrigação da Semed de Bacabal.
No quesito alimentação escolar o município fornece aos alunos suco de polpa de fruta, e enriquece nutricionalmente a merenda com a inserção de produtos da agricultura familiar.
Atualmente a secretaria de educação distribui cerca de 30 mil refeições diárias nas escolas do município, incluindo café da manhã, que também não é obrigação da pasta.
Incentivar o educador tem sido uma prática comum, através de portarias de promoção, titulação e hora-curso, proporcionando aumento de 30%, ou mais, nos vencimentos dos professores.
“Não estou criando, estou mostrando dados concretos que posso provar para quem quiser. E olha que o município foi recebido na miséria, com salários atrasados e débitos em milhões.” A declaração é do secretário de educação do município, professor Carlos Gusmão, no evento em homenagem ao Dia do Professor, realizado no Clube Vanguard, na noite desta sexta-feira, 16, com o sorteio de uma moto zero quilômetro, bicicleta, máquina de lavar roupa, TV de led 42 polegadas e dezenas de outros brindes.
O prefeito do município, Zé Alberto Veloso, prestigiou a festa dos educadores e reassumiu o compromisso de continuar priorizando o setor.
“Avançamos muito, mas os professores merecem muito mais e vamos continuar valorizando todos os professores do nosso município”, afirmou o prefeito municipal.
Por Alberto Barros
Ascom PMB