Lourival Sousa: Brasil tem mais vítimas de acidentes de trânsito do que câncer, informa estudo





O número de vítimas no trânsito brasileiro é o maior do mundo. De acordo com o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgado pela revista Veja desta semana, os acidentes de carro superam homicídios ou câncer, por exemplo. Segundo registro no seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), o país tem 31,3 vítimas fatais por 100 mil habitantes; mais que o verificado no Catar, El Salvador, Belize e Venezuela.


Só no ano passado foram contabilizadas pelo DPVAT 60,7 mil mortes, número 4% superior em relação a 2011, além de 352 mil casos de invalidez permanente. A maior parte dos acidentes foi registrada entre jovens de 18 e 34 anos – 41% do total -, o equivalente a duas tragédias como a da Boate Kiss por semana. Ainda de acordo com o estudo, mais de 95% dos desastres viários são resultado de irresponsabilidade e imperícia dos motoristas e 40% das vítimas estavam em motocicletas. Fonte: www.onsv.org.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.
§ 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.
§ 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
§ 3º A inobservância do disposto neste artigo será punida com multa que varia entre cinqüenta e trezentas UFIR, independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis.
§ 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinqüenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.

28ª AÇÃO EDUCATIVA EM FAIXA DE PEDESTRE

A Campanha SOS VIDA realizou dia 02.09.2015 a 28ª ação educativa em faixa de pedestre em São Luis. A ação ocorreu na faixa do início da Rua das Cajazeiras, próximo ao Mercado Central, das 8h às 9h30.
O evento teve a colaboração dos parceiros SMTT- Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, DETRAN, CPRv-Companhia de Polícia Rodoviária da PMMA, Universidade CEUMA e de voluntários.
Nestas ações os pedestres recebem panfletos e orientações. Faixas também são exibidas para alertar os motoristas.

“SEJA VOCÊ A MUDANÇA NO TRÂNSITO” – SEMANA DO TRÂNSITO 2015
Platão disse: “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo”, e séculos depois, Mahatma Gandhi falou: “Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim”.
A maior educação que podemos oferecer às pessoas de nosso convívio é o nosso exemplo através de nossas atitudes no dia a dia. As pessoas aprendem pelo exemplo, não necessariamente pelo que lhes é ensinado.
A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e o tema escolhido é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: “Seja você a mudança”. O trânsito obviamente deve ser assunto do dia a dia, na educação e na conscientização. Fonte: http://naofoiacidente.org/blog/seja-voce-a-mudanca-no-transito-semana-do-transito-2015/

Por Lourival Sousa
*Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem