Lourival Sousa: Secretário de Segurança Jefferson Portela faz abertura de reunião sobre ações no trânsito



A coordenação da SOS VIDA participou dia 18.05.2015 no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado Maranhão, em São Luis, de uma reunião organizada pelo CETRAN-Conselho Estadual de Trânsito com o objetivo de realizar o planejamento das ações da Semana Nacional de Trânsito no período de 18 a 15.09.2015.


A reunião foi aberta pelo Secretário de Segurança Pública do Maranhão e também Presidente do CETRAN, Delegado Jeferson Portela. Ele falou em nome do governador Flávio Dino e garantiu que o governante maranhense não só participará da caminhada de abertura da Semana Nacional de Trânsito como o seu governo apoiará efetivamente a realização de toda a programação da Semana.

A reunião foi muito proveitosa, tendo sido definida após as discussões toda a programação da Semana Nacional de Trânsito.
Participaram da reunião: SOS VIDA, DETRAN, SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luis; Polícia Militar; PRF-Polícia Rodoviária Federal; SEST/SENAT-Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; Comitê Vida no Trânsito e Hospital Socorrão.
Nesta coluna do início de setembro vindouro divulgaremos toda as atividades definidas para a Semana Nacional de Trânsito.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO(LEI Nº 9.503/97)
Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.
§ 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.
§ 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
§ 3º A inobservância do disposto neste artigo será punida com multa que varia entre cinqüenta e trezentas UFIR, independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis.
§ 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinqüenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.

COORDENADOR DA SOS VIDA PROFERE PALESTRA NA ELETRONORTE


O coordenador da SOS VIDA, Lourival Cunha, proferiu uma palestra sobre a violência no trânsito e as ações da Campanha dia 18.08.2015, em São Luis, para os dirigentes e os trabalhadores da empresa Eletronorte.
O palestra ocorreu dentro da programação de atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho daquela empresa.
O dirigente da ELETRONORTE, Sérgio Abreu e o Presidente da CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Bruno, destacaram a importância daquela palestra para a sensibilização de todos os presentes para este grave problema social.

BRASIL TEM CRESCIMENTO ESTRONDOSO DE MORTES NO TRÂNSITO
No período de 34 anos (1980/2013) o crescimento no número de mortes no trânsito no Brasil foi estrondoso: 112%. Da mesma forma, a taxa de mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes também aumentou: 37,5%. Isso porque, em 1980 o país contabilizava 19.927 mortes e uma taxa de 16,8 mortes/100 mil habitantes e, no ano de 2013, 42.266 mortes e 23,1 mortes a cada 100 mil habitantes. Já na década de 2004-2013 o número absoluto de mortes no trânsito cresceu 20% (um dos maiores do planeta).
Fonte: http://institutoavantebrasil.com.br/levantamento-sobre-as-mortes-no-transito-em-2013/

Por Lourival Sousa
Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem