![]() |
| Leonardo Lacerda, na companhia dos vereadores Rogério Santos e Bebeto do SAAE, do diretor adjunto Anselmo Lopes e do técnico Jorge Lima. |
Um trabalho de limpeza e manutenção realizado por técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE - Ma) no poço artesiano mais antigo e com menor capacidade de vazão no bairro Cohab I, uma tentativa das equipes de recuperar a sua produção, teve como desfecho a queda e perda da bomba injetora durante a sua realização.
Essa intempérie tornou inviável a recuperação do poço, o que trouxe uma série de transtornos para a comunidade da Cohab I, em razão da perda da sua produção, mesmo com o poço tendo capacidade de vazão já reduzida para apenas 5 mil litros de água por hora.
Ao longo dos últimos dias as equipes técnicas do SAAE trabalharam no sentido de encontrar um novo local para a perfuração de uma nova estrutura tubular, realizando pesquisas e levantamentos geológicos. O levantamento apontou como ponto ideal um terreno localizado nas esquinas da VPs 03 e 04.
Enquanto esse trabalho era feito as esquipes administrativas da autarquia trabalhavam na construção do processo licitatório. Processo concluso e vencido em todas as suas etapas no novo poço artesiano do bairro Cohab I tem início de perfuração prevista para a próxima semana e sua execução deve durar até 90 dias, prazo que pode ser encurtado se, durante a sua realização, não acontecerem muitos problemas.
O diretor do SAAE, Leonardo Lacerda, destaca que durante todo esse processo recebeu o integral apoio do prefeito José Alberto Veloso e do deputado federal Alberto Filho. Destaca também a atuação dos vereadores Rogério Santos e Bebeto do SAAE, que estiveram presentes em todos os seus momentos.
Os estudos feitos mostram que o novo poço tubular da Cohab I terá uma vazão estimada em aproximadamente 20 mil litros de água por hora, o que triplicará a produção do antigo poço que servia a comunidade. Ele se juntará a um sistema, substituindo o poço danificado, que hoje é formado por dois poços artesianos e um rede adutora que traz água do bairro Santa Clara, uma comunidade próxima.
Da assessoria


