Governo do Estado lança o serviço de jantar nos restaurantes populares e anuncia ampliação da rede





Fotos 1, 4 e 5 – A população do bairro do Coroado e regiões vizinhas participou com entusiasmo do lançamento do jantar no Restaurante Popular.
Foto 2 – A aposentada Laura Mendes, ao lado de seu neto, contou ter aprovado a iniciativa do jantar no restaurante onde se alimenta diariamente.
Foto 3 – O secretário Neto Evangelista acompanhou de perto o início do serviço e inspecionou a qualidade da refeição, ao lado da nutricionista do Restaurante Popular. Fotos/Honório Moreira e Nael Reis
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), acaba de lançar o serviço de jantar nos Restaurantes Populares. A partir desta semana, todas as seis unidades mantidas pela gestão estadual passarão a ofertar duas refeições diárias, atendendo aos anseios das comunidades onde os equipamentos estão localizados. O anúncio oficial foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, em cerimônia realizada para os usuários do Restaurante Popular do bairro Coaroado, na segunda-feira (20).
A inclusão de mais uma refeição ao cardápio dos restaurantes tem como objetivo minimizar o quadro de insegurança alimentar da população maranhense, além de incentivar os usuários ao consumo de alimentos saudáveis, com alto valor nutricional e a preço acessível, de forma a garantir a dignidade no direito ao acesso à alimentação, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. O jantar será servido de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h30.
Os Restaurantes Populares fazem parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto equipamentos sociais que têm como princípios fundamentais a produção e a comercialização de refeições saudáveis, em condições higiênico-sanitárias adequadas, servidas em locais apropriados e confortáveis. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, órgão executor da política de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão, é também responsável pela administração dos seis restaurantes populares e de uma cozinha comunitária.
De acordo com o secretário Neto Evangelista, a partir da iniciativa de ampliar a oferta de refeições nos restaurantes populares, a preocupação do governo Flávio Dino é garantir a melhoria contínua da qualidade de acesso à alimentação pela população maranhense. “Fico feliz em anunciar o lançamento do serviço de jantar em nossas unidades de alimentação, ato que comprova a preocupação do Governo do Estado em executar ações que possam melhorar, de fato, a qualidade de vida dos maranhenses, sobretudo, diante de dados do IBGE que apontam que o Maranhão tem a pior situação de insegurança alimentar do país, o que atinge 60,9% da população”, ressaltou o secretário.
Neto Evangelista revelou, também, que ainda este ano o Governo do Estado vai iniciar a instalação de mais cinco restaurantes populares no Maranhão, sendo mais dois em São Luís e três no interior do Maranhão, além de 30 cozinhas comunitárias nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde serão ofertados, além da alimentação, serviços complementares, como capacitação e atendimento nutricional e psicológico.
“Os equipamentos têm o propósito de fortalecer a Política de Segurança Alimentar e Nutricional não só aqui na capital, mas em todos os municípios do Maranhão, porque o nosso foco são as pessoas. Dessa maneira, vamos conseguir construir um estado mais justo e digno”, concluiu Neto.
Para a aposentada Laura Mendes, moradora do bairro Coroado, onde foi lançado nesta segunda-feira o serviço de jantar, ela almoça todos os dias com os dois filhos e o neto, de nove anos, o que significa melhoria nas condições alimentares de toda a família e, também, na possibilidade de economia de gastos. “Depois que eu comecei a almoçar aqui, a quantidade de alimento que compro pra casa diminuiu bastante. Hoje em dia, eu e minha família nos alimentamos melhor, porque aqui tem mais variedade, e eu só faço almoço aos finais de semana e feriados, que são os dias que o restaurante popular não abre”, disse a aposentada.
O evento de lançamento do jantar no Restaurante Popular do Coroado contou com a participação da secretária-adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lourvidia Caldas, do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Eurico Fernandes, e ainda do vereador Gutemberg Araújo. O lançamento acontecerá em todas as unidades do Restaurante Populares, como forma de prestigiar a comunidade que frequenta os restaurantes. A cerimônia acontecerá sempre às 18h, nas unidades da Liberdade (terça, 21), Sol e Mar (quarta, 22), Anjo da Guarda (quinta, 23) e Cidade Olímpica (sexta, 24).

Fonte: Sedes
Texto: Karlliane Colins

Governo realiza oficinas para capacitar gestores municipais do Programa Bolsa Família
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), capacitará gestores municipais do Programa Bolsa Família (PBF) dos 217 municípios do Estado, a partir desta terça-feira (21). As primeiras equipes de gestores que participarão das Oficinas de Trabalho Regional Intersetorial do Programa Bolsa Família são de Barra do Corda, Presidente Dutra, Pedreiras, Lago da Pedra, Viana e Pinheiro.
As equipes que receberão a formação serão compostas por quatro gestores e técnicos, de cada município, sendo todos envolvidos com o trabalho de coordenação do PBF em seus municípios. Participarão da capacitação um representante da Assistência Social, um da Educação e outro da Saúde.
“O objetivo das oficinas promovidas pelo governo Flávio Dino, por meio da Sedes, é contribuir para a qualificação dos serviços prestados aos beneficiários do programa Bolsa Família. Para isso, os municípios têm papel essencial em garantir que esse programa de transferência de renda chegue corretamente às famílias cadastradas no programa”, explicou o secretario de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.
A primeira fase das capacitações beneficiará 18 municípios e será ministrada pelos técnicos da Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania da Sedes. Os temas centrais abordarão sobre a Intersetorialidade no Cadastro Único (CadÚnico) e no Programa Bolsa Família e a atuação direcionada ao apoio técnico especializado aos municípios prioritários.
A coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Ana Gabriela Borges, destaca a importância desses espaços para a discussão dos dados municipais e o levantamento dos desafios e soluções para cada região.
“A integração dos setores da Assistência Social, Saúde e Educação visa garantir o acesso e a consolidação dos dados que vão assegurar aos maranhenses acesso aos benefícios de programas sociais”, afirmou Ana Gabriela.
A finalização da formação em gestão e aprimoramento dos conhecimentos sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único se dará através de um Curso de Capacitação que acontecerá em São Luís, de 30 de agosto a 4 de setembro, com a presença de representantes de todos os municípios maranhenses.

Fonte: Sedes
Texto: Amanda Dutra

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem