O prefeito municipal de Bacabal, José Alberto Oliveira Veloso, baixou ato administrativo decretando ponto facultativo na próxima sexta-feira, 05, o permitira ao funcionalismo público municipal enforcar a o último dia útil da semana emendando o feriado de Corpus Christi com o final de semana.
É o melhor, a prefeitura já iniciou o pagamento dos barnabés relativo ao exercício do mês de maio, o que permitirá a cada um dos que já receberam, ou estão recebendo os seus proventos, passar o final de semana prolongado com dinheiro no bolso.
Ponto facultativo
Não há impedimentos para trabalhar em dia de ponto facultativo. Dessa forma, o empregador, conforme artigo 2º da CLT, não tem a obrigação de liberar os funcionários da prestação do serviço, tendo essa dispensa, será mera liberalidade.
Assim, o trabalho pode ser exigido pelo patrão do empregado em datas qualificadas com o ponto facultativo, sem direito a receber qualquer remuneração especial, o que não é aceito de forma indiscriminada para o feriado.
Feriado
O feriado, conforme a Lei nº 605/49, garante aos trabalhadores em geral folga obrigatória, sem desconto na remuneração respectiva. No caso de atividades que permitem o trabalho em feriados, seja por previsão legal e/ou convencional, ou por autorização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o trabalho no dia de feriado gera o direito a novo pagamento do dia trabalhado, se não compensado oportunamente.
É como se o trabalhador estivesse vendendo a sua folga, assim como pode vender parte de suas férias (abono pecuniário do art. 143 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).
Por Abel Carvalho
