Francisco Lima Júnior: José Acleildo tinha razão e saída de Hélio Doyle pode, enfim, destravar o governo de Rollemberg

Gov. Rollemberg e Hélio Doyle
Em matéria postada neste blog, no dia 29 de maio passado, sob o título “Paranormal “cantou a pedra” sobre assessoria de Rollemberg: “É uma porcaria”, quando indaguei “Você acha que essa assessoria do Rollemberg pode botar a perder? Ele respondeu: “Pode. É uma porcaria”. O que vai prevalecer nessa guerra. O Rollemberg que nasceu e se criou aqui, ou a vontade da assessoria? “Eu acredito que o Rollemberg vai prevalecer. Ele não tem paciência para politicagem. Ele observa tudo, ele sente muito. Ele vai começar a trocar…” muita gente não entendeu e ate duvidou. A queda do “homem forte” do governador confirmou o que alertou o guru.

Centralização do ex-secretário terá que ser desfeita se governador quiser iniciar, de fato, o seu governo
A saída de Hélio Doyle da Casa Civil permitirá ao governador Rodrigo Rollemberg desmontar uma verdadeira torre de babel, no sentido hebraico da palavra que é confusão, edificada pelo ex-secretário com o claro e habitual interesse (afirmam os seus mais próximos que esse é o seu estilo) de alcançar “o topo do poder”.
Sem se preocupar com os estragos que os seus propósitos causam, Hélio Doyle tanto fez que conseguiu entrar pela frente e sair pelos fundos em três gestões diferentes: Cristovam, Roriz e Rollemberg. Uma tríplice coroa bem diferente do Barcelona. Suas viúvas no governo agora choram a arrogância, a prepotência e a falta de tato. Ou o governo muda de verdade ou a ladeira da impopularidade não vai parar de aumentar.
Se quiser iniciar, de fato, o seu governo, Rollemberg terá que desmontar de imediato algumas “armadilhas” postas em seu caminho por Hélio Doyle. Entre elas, passar a ouvir o legislativo em suas demandas legítimas. As que não forem, é só não atender e denunciar à sociedade. Afinal, nosso modelo e o de democracia participativa e só na cabeça de alguém que não entende isso, o parlamento, composto pelos representantes do povo, não pode ser ouvido. Conheço o atual Chefe da Casa Civil, o Dr. Sérgio Sampaio dos muitos anos dos melhores serviços que prestou até a data de ontem na Câmara dos Deputados. De forma serena, mas firme, ele atravessou várias gestões de uma Casa que é uma verdadeira cidade nos melhores e nos piores sentidos.

Comunicação também tem que começar a funcionar
Além disso, outra “arapuca” armada e que carece de igual urgência no desmonte é a comunicação. Se esta funcionasse como deveria, por exemplo, o ex-chefe da Casa Civil poderia utilizá-la para denunciar da forma correta “alguns parlamentares e empresários que estavam chantageando o governo”, como declarou hoje(11) e depois de demitido, Hélio Doyle, em um telejornal matutito local e sem dar os nomes aos bois. Puro choro de derrotado.
Existir, existe Mas no modelo de gestão “padrão Hélio Doyle” a comunicação, algo imprescindível aos governos desde a Grécia Antiga, e só desconsiderada no governo de Agnelo Queiroz (por isso saiu já no primeiro tempo), estava sob as ordens da Casa Civil o que impedia o seu funcionamento adequado e que, com certeza, o titular da pasta, o jornalista Ricardo Callado, poderia ter evitado muitos estragos no relacionamento governo e sociedade, refletidos nas pesquisas de opinião que apontam o elevado índice de rejeição do atual governo.
Ou seja: a estrutura existe, gente qualificada para fazer funcionar, também. E quem impedia o funcionamento já caiu fora. Então, o governador não mais terá motivos para não iniciar, de fato, o seu governo.
De cá e como bons brasilienses, vamos continuar torcendo para que o paranormal José Acleildo continue acertando em relação á Rollemberg e o seu governo.

Por Francisco Lima Jr
*Francisco Lima Jr.(48), Jornalista, Cientista Político pela UnB, Professor de Jornalismo nas Faculdades Icesp/DF, titular dowww.blogdoprofessorchico.com.br, blogueiro colaborador na Agência Política Real, Colaborador no Programa Diário Brasil, na TV Gênesis e Presidente da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP). fpaulalj@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem