Interditado por determinação da secretaria de estado do meio ambiente (SEMA) o matadouro municipal de Bacabal Antônio José Veloso (o Antonio Zuzinha) foi reformado. Além das duas lagoas de decantação toda a estrutura física do prédio recebeu melhorias. A área externa recebeu pavimentação asfáltica e foram adquiridos equipamentos novos para serem utilizados no abate dos animais como pistola, esterilizadores e uma caldeira.
No dia 1º de Maio, data alusiva ao Dia do Trabalhador, a prefeitura de Bacabal, após ter assinado um Termo de Compromisso Ambiental com a secretaria de estado do meio ambiente, reabriu o matadouro. 16 animais foram abatidos para testar os equipamentos e aquecer as máquinas. Dois caminhões frigoríficos serão utilizados para o transporte da carne obedecendo todas as normas sanitárias. Equipamentos de segurança e fardamento foram fornecidos aos trabalhadores.
O prefeito da cidade, José Alberto Veloso, e o deputado federal Alberto Filho acompanharam a reabertura do matadouro Antônio Zuzinha. Ambos consideram de extrema importância o reaparelhamento do matadouro, que passará a fornecer carne obedecendo todas as normas de higiene.
“Daqui vai sair um produto de qualidade, que chegará até a mesa do consumidor seguindo todas as exigências sanitárias. E é bom lembrar que essa reforma foi feita com recursos da prefeitura de Bacabal, o que demonstra a preocupação do governo com a saúde da população”, salientou Alberto Filho.
Já o gestor do município, José Alberto Veloso, disse que todas as exigências feitas pelas autoridades foram atendidas e que o matadouro de Bacabal pode ser apontado como uma referência em todo o Estado do Maranhão
“Fizemos tudo o que foi solicitado e hoje estamos entregando um Matadouro que vai orgulhar os nossos magarefes e a nossa população. Isso aqui é um exemplo de como se deve fazer as coisas com responsabilidade. Aqui está tudo limpo e higienizado”, pontuou Zé Alberto Veloso.
Assessoria imprensa prefeitura Bacabal

