Deoclides Macedo perde mandato de deputado federal


Com a comunicação feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão-TRE/MA à Câmara dos Deputados, Deoclides Macedo-PDT/MA, ex-prefeito de Porto Franco, acaba de perder o mandato de Deputado Federal. A comunicação oficial foi lida durante sessão plenária desta quinta-feira (9) pelo Presidente da Câmara Deputado Eduardo Cunha-PMDB/RJ. Com a saída de Deoclides, Alberto Filho-PMDB assumiu imediatamente ao cargo.
Deoclides Macedo na condição de Suplente de Deputado Federal estava desde o dia 26 de fevereiro no exercício do mandato, após o titular da vaga Julião Amim-PD/MA ter se licenciado para assumir cargo de secretário no Governo do Maranhão.
Na eleição de 2014, Deoclides Macedo obteve 56.171 votos, mas, estava com a candidatura indeferida com recurso no TSE, por causa disso os votos não foram contabilizados no dia da eleição, 5 de outubro. 
Em dezembro, o Ministro Dias Tófillo do TSE, concedeu liminar determinado a validação do votos pelo TRE/MA, o que mexeu no resultado da eleição, dando à coligação na qual Deoclides foi candidato mais uma vaga na Câmara Federal. Com isso, Julião Amim, que havia sido diplomado suplente, se tornou Deputado e Deoclides passou a ser 1º suplente da coligação.
O PMDB perdeu a vaga que até então era de Alberto Filho, mas depois de uma votação ocorrida mês passado pelo Pleno do Tribunal Superior Eleitoral, os Ministros consideram extinta ação do ex-candidato Deoclides Macedo que pedia o registro de sua candidatura. Tornando dessa forma nulos seus votos, causando a perda da condição de suplente e consequentemente o cargo que estava exercendo na Câmara.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem