Em Plenário, o deputado explicou que só com a integração o tempo das viagens será menor
![]() |
| Deputado Delmasso (PTN) |
O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) usou a Tribuna, nesta quinta-feira (11), para cobrar do GDF agilidade no processo de integração do transporte público do DF. Segundo ele, o sistema mudou de patamar nos últimos anos, após a licitação realizada pelo GDF, mas de nada adianta termos esses ônibus nas ruas se não forem colocados em prática todos os itens previstos na concorrência pública. “O principal deles é a integração. Fundamental para que passageiro será tratado com dignidade. Afinal, um serviço integrado economiza tempo das pessoas, que poderão ficar com a família ou produzir mais; e dinheiro para o Estado, pois reduz o custo das viagens subsidiadas”, disse o distrital.
Delmasso usou citou reportagens da TV Globo para mostrar que essa integração é necessária e urgente. “Na semana passada e nesta semana o telejornal DFTV tem apresentado uma série chamada Desafio do Busão. Cinco produtores embarcaram em diferentes regiões do DF para marcar quanto tempo levariam para chegar ao trabalho… na sede da emissora, no começo da Asa Norte. Mais do que mostrar para a sociedade os problemas enfrentados pela população, que são muitos e precisamos lutar para combatê-los, ficou explicito que onde há a integração e um novo modelo de transporte, o resultado é melhor”, completou.
A reportagem apresentou que enquanto numa viagem de sete quilômetros entre Cruzeiro e Plano Piloto se leva mais de 1 hora, do Gama até o mesmo local (mais de 35 quilômetros) o trajeto é feito em 55 minutos. Conforme o deputado, os especialistas ouvidos pela reportagem deram a explicação: a integração e o BRT, que conta com faixas exclusivas. “Essas são soluções indispensáveis para o transporte público do DF. E precisam ser expandidas. A pessoa pode até precisar pegar 2 ou 3 ônibus para chegar ao destino, o que num primeiro momento pode ser visto como um desconforto, mas vai chegar primeiro. Isso é o mais importante!” afirmou.
