![]() |
Santos quer que a prefeitura recolha sofás, mesas, camas e velhas, além de aparelhos eletrodomésticos danificados. |
O vereador Carlos Rogério Santos Silva (PPS) fez tramitar na última sessão ordinária da câmara municipal de Bacabal Indicação a ser encaminhada ao secretário de obras e urbanismo de Bacabal, pecuarista Pedro Rocha, solicitando que o mesmo providencie, de forma urgente, durante os finais de semana, sábados e domingos, o recolhimento dos chamados resíduos especiais – sofás, mesas e camas velhas, aparelhos eletrodomésticos danificados, etc -, evitando assim que esses resíduos sejam jogados em áreas devolutas e terrenos baldios que possam se transformar em lixões urbanos.
Justificativa
O vereador popular socialista justifica a implantação de um sistema de coleta de resíduos especiais explicado que ela pode ser feita "mediante a elaboração de um calendário prévio, no centro e em todos os bairros de Bacabal, fazendo uso de veículos tipo caçamba, mediante o uso de um carro de som que chame a atenção dos moradores das localidades beneficiadas".
Diz também que "a nossa indiferença com o recolhimento desse tipo de lixo pode até prejudicar outras pessoas – e até a nós mesmos. Portanto, devemos ter a atenção e cuidado ao descartar materiais que podem ferir o gari, sem esquecer que os chamados resíduos sólidos especiais – como sofás, mesas e camas velhas, aparelhos eletrodomésticos danificados, etc... – não podem ser colocados junto ao lixo domiciliar".
Acrescenta que " ao acondicionar o lixo doméstico corretamente o cidadão evita uma série de transtornos, inclusive para si próprio. Com a prática correta, a coleta se torna mais eficiente, as ruas permanecem limpas e o custo do município com a limpeza urbana diminui. Porém, o dever de casa tem outras questões".
Santos encerra sua justificado frisando que, "se necessário sugiro que a prefeitura, através da sua Secretaria de comunicação social, desenvolva campanhas educativas a serem veiculadas em jornais, rádios, TVs, blogues e sites da internet."
Por Abel Carvalho