O vereador Reginaldo do Posto (PPS) fez tramitar na sessão ordinária de ontem, quarta-feira, 11, proposição indicando ao prefeito José Alberto Oliveira Veloso que o mesmo desenvolva projeto de paisagismo e arborização em todas as ruas do centro e nos principais bairros da periferia de nossa cidade.
A indicação, recebida e acatada pela mesa diretora e pelo plenária da Casa, será encaminhada dentro dos tramites regimentais ao prefeito de Bacabal.
O vereador popular socialista argumentou em sua Indicação ao prefeito José Alberto Oliveira Veloso que "desde muito tempo o homem vem trocando o meio rural pelo meio urbano. As cidades foram crescendo, na maioria das vezes de forma muito rápida e desordenada, sem um planejamento adequado de ocupação, provocando vários problemas que interferem sobremaneira na qualidade de vida do homem que vive na cidade." Reginaldo continuou sua justificativa afirmando que "atualmente a maioria da população humana vive no meio urbano necessitando, cada vez mais, de condições que possam melhorar a convivência dentro de um ambiente muitas vezes adverso. A vegetação, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo melhor qualidade de vida."
O vereador concluiu seus argumentos garantindo que "a vegetação urbana desempenha funções muito importantes nas cidades. As árvores, por suas características naturais, proporcionam muitas vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos: proporcionam bem estar psicológico ao homem; proporcionam melhor efeito estético; proporcionam sombra para os pedestres e veículos; protegem e direcionam o vento; amortecem o som, amenizando a poluição sonora; reduzem o impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial; auxiliam na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares e refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas folhas; melhoram a qualidade do ar e preservam a fauna silvestre."
Por Abel Carvalho
