Dodó Alves: Maquiavel – O pensador maldito – Lula, Dilma, PT e seu legado...

Maquiavel passou para a história como o pensador maldito? A questão é Maquiavel foi um pensador preocupado em buscar a verdade efetiva das coisas, sem projeções morais, éticas e religiosas. Maquiavel relatou em sua obra que: “O destino determinou que eu não soubesse discutir sobre a seda, nem sobre s lã; tampouco sobre questões de lucro ou de perda. Minha missão é falar sobre o Estado. Será preciso submeter-me à promessa de emudecer, ou terei de falar sobre ele”.
Maquiavel entendia que há substituição do reino do “dever ser”, que marca a filosofia anterior, pelo reino dor “ser” da realidade. Maquiavel viveu numa época onde a instabilidade política era poder recorrente. Portanto, as principais indagações dele era: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável?
O problema central de sua analise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos?
A política como ela é! Maquiavel, portanto, vê a política de forma pragmática, como algo é feito por homens na disputa do poder. Maquiavel uma postura cética quanto aos homens.
Para ele os homens “São ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante o perigo, ávidos de lucros”. Essa é a visão dele em sua principal obra “O Príncipe”.
Estes atributos negativos constituem a natureza humana e mostram que o conflito e anarquia são desdobramentos necessários dessas paixões e instintos malévolos. O príncipe não é um ditador; é, mais propriamente, um fundador do estado, um agente da transição numa fase em que a nação se acha ameaçada de destruição.
Quando, ao contrário, a sociedade formas de equilíbrio, o poder político cumpriu sua função regeneradora e educativa, ela esta preparada para a República. Ressaltamos que Maquiavel não era monarquista, nem republicano. Era, na verdade, um pensador buscando a verdade das instituições do poder político.
Diante de tais afirmações, Lula, Dilma e o PT, compreendem que a ideologia partidária e política, são a buscar a verdade efetiva das coisas, sem projeções morais, éticas e religiosas.
Portanto amadurecer a corrupção que era uma criança é um feito inédito, e, ademais deixamos como legado um país altamente violento. Pois, para o PT, os homens são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante o perigo, ávidos de lucros e toda sociedade tem o que merece. Belo Brasil.
Que Deus nos abençoe!

Por Claudson Alves Oliveira

Dodó Alves

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem