Secretaria de Juventude lança o Projeto Tornar-se Mãe, Tem Hora.



A Secretaria Municipal de Juventude (SEJUV), dando continuidade ao Programa “Juventude no Caminho Certo”, lançou nesta última quarta (07/05), no Auditório da Secretaria de Educação, o Projeto “Tornar-se Mãe, tem hora”. Este visa prioritariamente, reduzir o índice de gravidez na adolescência no município de Bacabal. “É alarmante os dados fornecidos pelo Hospital Materno Infantil, observando os dados de 2013, dezenas de crianças de 13, 14 anos estão se tornando mães. É muito cedo, essa gravidez acaba gerando um prejuízo tremendo à vida desta jovem, muitas vezes deixa de frequentar a escola e consequentemente se tornará uma cidadã sem qualificação profissional para o mercado de trabalho. Temos que unir forças junto aos profissionais da educação e pais, com a finalidade de conscientizarmos essas crianças e adolescentes”, cita o Secretário Frank Oliveira.
O Projeto será desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde (através do Programa Saúde na Escola), Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL) e Secretaria de Assistência Social. Inicialmente foram escolhidas 13 escolas que estão situadas em áreas de maior incidência de gravidez na adolescência; os profissionais irão desenvolver o trabalho junto aos profissionais da educação, em seguida com os pais e por fim com as crianças e adolescentes.

Observe os dados fornecidos pelo Hospital Materno Infantil (2013):


Região/Idade
13 anos
14 anos
15 anos
16 anos
Total
Zona Rural
17
18
18
25
78
Zona Urbana
107
104
111
99
421

Observe, os dados se referem somente às crianças nascidas no Hospital Materno Infantil.

Estiveram presente no lançamento do projeto, os gestores escolares municipais, a Coordenadora do Censo do HMI, Marivalda Cunha, incentivadora do projeto e responsável pelos dados utilizados. Ela citou que: “São 499 jovens que se tornaram mães no último ano, que passaram pelo Materno Infantil, temos que ter a consciência que esses números são maiores e que esse projeto surge para alertar a sociedade e que devemos refletir diariamente sobre tal situação”. Participaram ainda, o Secretário de Educação Prof. Dr. Waltersar Carneiro e o Adjunto Carlos Alberto Gusmão e o Sec. Adj. de Desporto e Lazer Moisés Baima.



Da Assessoria Sejuv



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem