Carlinhos Florêncio participa de reunião sobre demarcação de área indígena no Médio Mearim

O deputado Carlinhos Florêncio (PHS) participou de reunião, nesta quinta-feira (03), na sede da Federação dos Agricultores do Estado do Maranhão (FAEMA), para debater sobre a decisão da Justiça Federal de criar uma área indígena da etnia Krenyê, na região do Médio Mearim, em território dos municípios de Bacabal e Vitorino Freire. “A discussão evoluiu bastante e tudo indica que a área mais apropriada a ser demarcada para os índios Krenyê, que hoje ocupam a periferia do município de Barra do Corda, não seja área situada na região do Médio Mearim”, afirmou.
Segundo o deputado, os estudos antropológicos para a criação da nova reserva indígena, determinados pela sentença do juiz federal José Carlos do Vale Madeira em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal, já foram iniciados e devem contemplar outras áreas alternativas à região do Médio Mearim, considerando as mais adequadas à cultura da etnia Krenyê.
“Os Krenyê, que tudo indica não existirem mais em sua identidade pura, habitaram a região do Médio Mearim, na década de 40. Os que, hoje, perambulam pela periferia de Barra do Corda são em número muito pequeno e não mantêm mais nenhum vínculo com as terras anteriormente ocupadas pelos Krenyê, por isto que os estudos antropológicos vão contemplar a possibilidade de encontrar uma área mais adequada à cultura dos Krenyê”, observou Carlinhos Florêncio.
Segundo o assessor jurídico da FAEMA, Emerson Galeno, o empenho do deputado Carlinhos Florêncio na discussão dessa questão tem sido muito importante e esclarecedora para a melhor maneira de realizar os estudos antropológicos que vão determinar a área a ser demarcada para os Krenyê. “O deputado demonstra um conhecimento e uma preocupação muito grande com a região e isto tem ajudado muito no esclarecimento e no encaminhamento da questão em discussão”, revelou.
Participaram ainda da reunião a representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Alda Carvalho, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (FAEMA), José Hilton Coelho de Sousa.

Da assessoria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem