Realizado em Bacabal o 1º Encontro de organizações e movimentos de juventude


O exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida em comum, organizados para exigirem compromisso ético, moral e social, não só dos governantes, mas de todos que convivem em determinado ambiente, buscando assim alcançar o desenvolvimento local.
Neste contexto social é fundamental as associações de moradores, movimentos de mulheres, grêmios estudantil sindicatos, ONGs e tantas outra formas de organização que só fortalecem a sociedade. Pois só através da coletividade podemos atingir objetivos comuns, combater a corrupção, injustiças, a fome, miséria, prostituição, transformando assim o meio ambiente em que estamos inseridos.
Quando um grupo de pessoas se organiza seja ele, na escola, no bairro, na empresa, na rua, ou em qualquer lugar, buscando o bem comum, com certeza é uma demonstração de coragem, pois a força do grupo compensa a fraqueza do indivíduo. Isto vem sendo demonstrado ao logo da história, nos mais diversos lugares e nas mais diferentes situações.
O que a experiência tem comprovado é que mesmo as pessoas sendo “pobres” independentes de classe social, sexo, grau de escolaridade, poder econômico, político ou militar, por mais humildes que sejam quando agem em grupo, exercem um grande poder de pressão e podem ser ouvidas em suas reivindicações e que nenhum governo vai contra a força de um povo organizado.
Portanto é fundamental a comunidade organizada e neste contexto social, a escola tem um papel importante, trazendo para o debate do seu dia a dia a importância da sociedade organizada , incentivando a formação de grupos de alunos, professores, zeladores, merendeiras pais e toda a comunidade escolar.
Recorremos a professora Maria Dalva de Oliveira Fernandes para mostrarmos a importância da sociedade civil organizada. E percebendo essa importância, o Governo Agora Sim buscou aliar-se aos movimentos sociais para conhecer melhor o problemas do município e suas prioridades. Foi assim quando da realização das Audiências Públicas para a elaboração do PPA, da implantação da CEB Central de Entidades de Bacabal e agora na criação do Conselho Municipal da Juventude.
Coordenado pela SEJUV Secretaria de Juventude de Bacabal, ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), o 1ºEncontro de Organizações e Movimentos de Juventude. Este evento faz parte do planejamento anual da referida secretaria que estabeleceu como meta a construção do Plano Municipal de Juventude a ser elaborado em parceria como Poder Público e Sociedade Civil.
A iniciativa fortalece ainda mais o compromisso da atual gestão que adotou “O Governo Participativo” como principal instrumento para buscar a solução dos problemas que assolam a população.


Da assessoria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem