Lourival Souza: Fiscalização de velocidade - qual a importância para a segurança no trânsito?

50 km/h é a velocidade máxima recomendada pela OMS-Organização Mundial de Saúde para as vias urbanas das cidades.

Lourival Souza, engenheiro - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento na velocidade média está diretamente relacionado tanto à probabilidade de ocorrência de um acidente quanto à gravidade das suas consequências. Nesse sentido, o radar é considerado como uma importante e eficaz ferramenta de controle de velocidade nas cidades.

Sobre este assunto, conversamos com o coordenador da Unidade de Monitoramento por Dispositivos Eletrônicos da Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba, Herick Dal Gobbo.

Portal do Trânsito – O que diz a legislação sobre a instalação dos radares de velocidade?
Herick Dal Gobbo – A instalação dos controladores de velocidade, popularmente conhecidos por radares, está vinculada à Resolução 798/20 do Contran, e seu anexo I – levantamento técnico. Neste dispositivo está regulamentado todo o procedimento técnico a ser adotado para a instalação destes dispositivos eletrônicos.

Portal do Trânsito – Qual é a função e importância dos radares de velocidade para a segurança no trânsito?
Herick Dal Gobbo – A principal função dos controladores de velocidade é garantir que a velocidade máxima da via seja cumprida, visando aumentar a segurança de todos que compartilham as vias, ou seja, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Portal do Trânsito – Por que muitos condutores ainda não respeitam os radares? Onde está a falha?
Herick Dal Gobbo – Há diversos fatores que implicam no desrespeito aos radares, mas o principal é a falha na construção educacional do cidadão, quer seja no âmbito familiar, quer seja no âmbito escolar. Além disto, existe ainda uma cultura de transferência de culpabilidade, na qual o infrator busca um culpado pelos seus próprios erros e atribui, erroneamente, em muitas vezes, o Estado como principal figura pelos seus erros.

Portal do Trânsito – Quais são os riscos para a segurança do condutor e do trânsito, de modo geral, quando não se respeita os radares?
Herick Dal Gobbo – Em diversos estudos realizados, a velocidade é um fator crucial em acidentes fatais, assim como a embriaguez ao volante. Neste contexto, os controladores de velocidade possuem um papel fundamental para tentar mitigar o excesso de velocidade. Assim como, garantir uma maior segurança para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.
O desrespeito a estes equipamentos pode ocasionar situações de grave risco a todos os envolvidos no trânsito.

Portal do Trânsito – E quanto à mensuração da eficiência de um radar, analisa-se quais parâmetros?
Herick Dal Gobbo – O principal indicador de eficiência de um radar está atrelado à diminuição de acidentes em locais com elevados índices de acidentalidade.

Portal do Trânsito – Que orientações você pode nos dar para a conscientização dos condutores a respeitar os radares?
Herick Dal Gobbo – Observo que o respeito não deve ser aos radares, e sim à vida e à sinalização vigente ao longo de toda a via, não somente num ponto específico para não receber multas. O trânsito é um ambiente coletivo. Seja como for, os controladores de velocidade têm um papel fundamental para garantir maior segurança para todos os que utilizam a via pública para se locomover. Portanto, é imprescindível que todos respeitem os limites de velocidade das vias ao longo de todo o percurso, sempre. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fones: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem