Lourival Souza: Assembleia Legislativa concede a Comenda Manuel Beckman ao presidente da SOS Vida

Lourival Souza, engenheiro - O presidente da SOS VIDA Pela Paz no Trânsito, Lourival da Cunha Souza, recebeu dia 21.10.21, no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís, a comenda Manuel Beckman, a mais importante honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual Maranhense.
A proposição da medalha foi feita pelo Deputado César Pires e aprovada por unanimidade dos parlamentares presentes.
A proposição da resolução Legislativa justificou a concessão da medalha como reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado na luta pela paz no trânsito através da SOS VIDA, entidade criada e presidida por ele há dez anos.
Em seu pronunciamento Lourival Cunha agradeceu ao Deputado César Pires e à Assembleia pela concessão da honraria e disse que dividia a medalha com todos os voluntários e parceiros da SOS VIDA que têm contribuído nas ações da entidade.

BRASIL REGISTRA MAIS DE 1,4 MILHÃO DE TRABALHADORES POR APLICATIVOS DE TRANSPORTE
Conforme estudo do IPEA, de 2016 para cá, o número de trabalhadores informais de aplicativos de transporte praticamente dobrou.
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, identificou que o Brasil já conta com mais de 1,4 milhão de pessoas que trabalham com transportes por aplicativo. O número representa 31% do total no setor de transporte.
O levantamento identificou ainda que, hoje, cerca de 4,4 milhões de brasileiros trabalham com transportes, incluindo as áreas de armazenagem e correio. Além disso, de 2016 para cá, os trabalhadores informais de aplicativos como Uber, iFood e Rappi praticamente dobraram.

Impactos durante a pandemia
Ainda de acordo com a pesquisa, no primeiro trimestre de 2016, o Brasil tinha um total de 840 mil profissionais trabalhando com transporte de passageiros. Dois anos depois, em 2018, o setor já contabilizava 1 milhão. E, em 2019, este número subiu mais ainda, chegando a 1,3 milhão de trabalhadores.
Para os pesquisadores, a ascensão das plataformas de aplicativos para entregas de mercadorias ou transporte de passageiros e o consequente avanço tecnológico facilita mais contratações de curto prazo, evidenciando o fato de que a quantidade de pessoas com empregos não tradicionais teve um crescimento exponencial nos últimos anos.
Ainda segundo informações do Ipea, houve redução no número de autônomos em 2020, durante o início da pandemia, mas que se estabilizou nos dois primeiros trimestres de 2021 com 1,1 milhão de profissionais no setor de transporte de pessoas. Já em relação ao transporte de mercadorias, o número atual é de 278 mil trabalhadores.

Bicicletas
É importante lembrar também que, além do transporte por aplicativo e do público, cresceu também o uso de transportes sustentáveis. Nesse sentido, o aluguel de bicicletas por aplicativos ou mesmo a compra delas teve um aumento considerável na pandemia. Levantamento da Aliança Bike apurou que, entre 15 de junho e 15 de julho, o aumento nas vendas de bicicletas foi de 118%, se comparado ao mesmo período de 2020. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites máximos de velocidade estabelecidos para a via, além de:
I - não obstruir a marcha normal dos demais veículos em circulação sem causa justificada, transitando a uma velocidade anormalmente reduzida;
II - sempre que quiser diminuir a velocidade de seu veículo deverá antes certificar-se de que pode fazê-lo sem risco nem inconvenientes para os outros condutores, a não ser que haja perigo iminente;
III - indicar, de forma clara, com a antecedência necessária e a sinalização devida, a manobra de redução de velocidade.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: SOS VIDA PAZ NO TRANSITO
Twitter: @valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem