Rogério Alves: Sustentabilidade - um palavrão de boa intenção.

Rogério Alves, advogado - Qualquer ambientalista moderno tem que prestar atenção no ambiente social e no meio ambiente. Não dá para defender o planeta sem defender as pessoas, o que não significa que o governo federal tem razão na política ambiental de “deixar passar a boiada”.
Em qualquer área de preservação sempre vai existir um problema muito grave que é a questão social. Só na Amazônia são quase 20 milhões de pessoas vivendo. Não dá para abrir mão da exploração econômica de suas riquezas, mas também não dá para defender grileiros, madeireiros e fazendeiros que não respeitam o meio ambiente e não se pode aceitar ocupação irregular. 
O século XXI já viveu duas décadas e ainda não sabemos o que significa sustentabilidade. Eis aí um desafio interessante para se assumir. 
Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta.
A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como: "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades".
O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas. Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras.

Tripé da Sustentabilidade
O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.
Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental. Leia mais artigos do advogado Rogério Alves clicando AQUI.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem