Hoje é feriado municipal em Bacabal, mas São Pedro não será comemorado com festas, só com Fé

Com fotos de Castro Digital - Hoje, dia 29 de junho, segunda-feira, é feriado municipal em Bacabal e em mais 7 cidades do Estado do Maranhão. Leis municipais referendam a data como feriado. Em Bacabal o autor da Lei é o vereador Venâncio do Peixe (PDT) e a mesma foi sancionada pelo ex-prefeito José Vieira Lins em junho de 2017.
Além de Bacabal comemoram a data como feriado municipal no Maranhão as cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Pedreiras, Barra do Corda, Caxias, Presidente Dutra e Rosário. Contudo, esse ano São Pedro não será comemorado com  'festas', apenas com Fé. É que em razão da pandemia provocada pelo coronavírus o Sindicato dos Pescadores de Bacabal suspendeu a programação pagã que realizava anualmente e a Igreja Católica manteve a programação religiosa apenas de forma virtual.
Esse ano não acontecerão, em comemoração a data, as tradicionais corrida de canoas e a Procissão Fluvial, organizadas pelo Sindicato do Pescadores, que sempre reuniram milhares de pessoas nas margens do Rio Mearim, mesmo com o Decreto Municipal 647/2020, em antedimento a Recomendação 26/2020, do Ministério Público Estadual, permitindo a volta das atividades religiosas a partir desta segunda-feira.
A direção do sindicato explica que não houve tempo hábil para a organização da programação e que o bom senso determina a volta apenas gradual desse tipo de atividade, não sendo recomendada que se reúna e se aglomere milhares de pessoas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem